branca gonta colaço
exeºrcitio viseu ri14
paulo frança
janela casa edifício fundo ambiental
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024
aluguer aluga-se casas

No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…

16.02.26

Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…

12.12.25

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
roberto rodrigues escanção
CVRDao_2
March-711-4
Home » Notícias » Concelho » Penedono » Mercado Magriço com 143 stands de produtores e empresários de Penedono

Mercado Magriço com 143 stands de produtores e empresários de Penedono

Mercado Magriço decorre já este fim de semana no centro do concelho mais pequeno do distrito de Viseu

 Projeto “Cartas 100idade” de Castro Daire distinguido nos Prémios Caixa Social
08.11.24
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Projeto “Cartas 100idade” de Castro Daire distinguido nos Prémios Caixa Social
08.11.24
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Mercado Magriço com 143 stands de produtores e empresários de Penedono

O Mercado Magriço vai decorrer este fim de semana, junto ao castelo de Penedono, com 143 stands, todos de “pessoas do concelho”, disse esta quinta-feira (7 de novembro) à agência Lusa a presidente da Câmara.

Entre sexta-feira e domingo (dias 8 a 10), “é possível visitar e conhecer os produtos e atividades do concelho de Penedono, porque o Mercado Magriço é isso mesmo, uma mostra do que aqui se faz”, afirmou Cristina Ferreira.

A presidente do Município de Penedono indicou que o mercado mostra “a agricultura, a pecuária, todo o setor comercial, serviços, indústria, tudo aquilo que se faz e produz no concelho está no certame”.

“Temos 143 stands, só de pessoas do concelho de Penedono, a mostrarem o que se faz por aqui, desde a gastronomia, produtores com os seus produtos agrícolas, artesanato e outro comércio, mas que é fomentado por munícipes”, realçou.

Em seu entender, “é como que uma mostra do potencial que o concelho de Penedono tem e que, por vezes, não se sabe dar o reconhecimento, porque apontam sempre para o concelho que é o mais pequeno e não, se calhar, é o mais resiliente e dinâmico do distrito” de Viseu.

Assim, é possível “provar a gastronomia, porque há restaurantes e diversas tasquinhas”, e há, ao longo dos três dias, “diversas provas, quer de azeite, mel ou licores de castanha e variados doces em que o ingrediente principal é a castanha”.

Cristina Ferreira assumiu que o Mercado Magriço “só existe porque os empresários e produtores querem, porque têm retorno, e é por isso que o Município continua a organizar e a investir muito” todos os anos para a sua concretização.

O Mercado tem o intuito de promover o concelho, referiu a autarca, destacando que Penedono tem a castanha, o azeite e a amêndoa que “também são alavanca da economia local”.

“A maior parte dos nossos agricultores subsiste graças à venda da castanha, do azeite, da noz e da amêndoa que são, digamos, o garante de sobrevivência durante o ano para toda a família”, sublinhou.

Um outro setor que, “nem sempre lhe é dada a devida importância, é o da pecuária, que tem uma relevância muito grande e, neste momento, há imensos jovens com rebanhos de ovelhas e de cabras” no concelho.

“Estamos a verificar que há muitos jovens a regressar às origens, ou seja, os filhos que foram para outras cidades, como Lisboa ou Porto, ou mesmo para o estrangeiro, estão a regressar a Penedono e a trabalhar a matéria-prima que os pais ainda têm e esse vai ser o futuro”, realçou a presidente.

O Mercado Magriço decorre no centro da vila, junto ao castelo, mas “Penedono não é só o castelo, é o castelo, que é o ex-líbris, mas há mais, há paisagens naturais e deslumbrantes e os trilhos, que dão a conhecer os produtos” autóctones.

“Temos o trilho da castanha ou do azeite, em que as pessoas podem, por exemplo, ver ‘in loco’, porque podem passar nos olivais, sentir o cheirinho de maturação da azeitona, chegam à cooperativa e veem todo o processo e, no fim, ainda fazem uma prova. Esses trilhos estarão a ser divulgados no Mercado Magriço”, adiantou.

pub
 Projeto “Cartas 100idade” de Castro Daire distinguido nos Prémios Caixa Social

Outras notícias

pub
  • Habifactus - Viseu cresce e nós crescemos consigo. A sua imobiliária de confiança há 23 anos.
  • Janelas 4Life. Qualidade, inovação e sustentabilidade
  • Mercedes CLA 180d Coupé na Ncar da Litocar
  • Regional Economics - A economia de Região de Viseu
  • ReMax Dinâmica, a agencia numero 1 no Distrito de Viseu
  • Clube Auchan. Registe-se e comece a poupar
 Projeto “Cartas 100idade” de Castro Daire distinguido nos Prémios Caixa Social

Notícias relacionadas

Procurar