5
resende
IP3
janela casa edifício fundo ambiental
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024
aluguer aluga-se casas

No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…

16.02.26

Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…

12.12.25

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
roberto rodrigues escanção
CVRDao_2
March-711-4
Home » Notícias » Concelho » Viseu » Militares do RI14, em Viseu, ajudam a preparar exercício da NATO na Roménia

Militares do RI14, em Viseu, ajudam a preparar exercício da NATO na Roménia

Dacian Spring 25 reúne militares de vários países. Militares do quartel de Viseu integraram equipa de planeamento

Micaela Costa
 Vive-se bem em Viseu Dão Lafões, diz mais de 84 por cento da população
17.02.25
fotografia: Exército
partilhar
 Vive-se bem em Viseu Dão Lafões, diz mais de 84 por cento da população
17.02.25
Fotografia: Exército
pub
 Militares do RI14, em Viseu, ajudam a preparar exercício da NATO na Roménia

Três militares do Regimento de Infantaria (RI) 14, em Viseu, integraram a equipa de planeamento do exercício da NATO Dacian Spring 25, que vai reunir na Roménia milhares de soldados de vários países.

O militares fazem parte do 2.º Batalhão de Infantaria Mecanizado de Rodas, do RI14, e foram integrados no comando da Brigada Multinacional South-East, em Craiova, na Roménia, de 27 de janeiro a 7 de fevereiro.

Além de soldados portugueses, a preparação do exercício contou com a presença de militares da Roménia, Itália, Hungria, Polónia, Bulgária e Espanha.

Segundo o Exército, o exercício pretende simular “cenários de combate exigentes e ajustados à realidade, a fim de testar a capacidade de resposta a situações de crise, em contexto multinacional”.

O Dacian Spring 25 tem ainda como objetivo “fortalecer a cooperação e interoperabilidade entre as Forças Armadas dos países da Aliança Atlântica”.

Já em Viseu, está a ser aprontada a 7.ª Força Nacional, que será projetada para a Roménia no final do primeiro semestre deste ano. Em treinos estão 200 militares das várias unidades do Exército e de outros ramos das Forças Armadas. A missão desta força é “reforçar a presença militar no flanco leste da Aliança Atlântica, contribuindo para a defesa territorial desta organização”.

São já várias as forças que têm saído de Viseu rumo à Roménia, nomeadamente a 1ª Força projetada em abril de 2022, a 3ª Força que saiu em abril de 2023, acompanhada da 4ª Força Nacional e a 5ª Força Nacional, a mais recente, que foi projetada em fevereiro do ano passado.

pub
 Vive-se bem em Viseu Dão Lafões, diz mais de 84 por cento da população

Outras notícias

pub
  • Clube Auchan. Registe-se e comece a poupar
  • Habifactus - Viseu cresce e nós crescemos consigo. A sua imobiliária de confiança há 23 anos.
  • Janelas 4Life. Qualidade, inovação e sustentabilidade
  • ReMax Dinâmica, a agencia numero 1 no Distrito de Viseu
 Vive-se bem em Viseu Dão Lafões, diz mais de 84 por cento da população

Notícias relacionadas

Procurar