No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…
Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…
No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
O município de Mortágua recebe a partir de sexta-feira (dia 16) o Mercado de Natal e o espaço Artes e Ofícios, dedicado ao artesanato local.
Segundo a autarquia, o mercado vai abrir as portas às 17h00 de sexta, prolongando-se durante este fim de semana e também nos dias 22, 23 e 24.
“Um mercado típico de Natal, de inspiração tradicional, que proporcione uma experiência familiar e de encontro de amigos, rico em sensações próprias da quadra, vivo e acolhedor, pensado para juntar pessoas e fazer felizes crianças, adultos e mais velhos”, promete a edilidade numa nota publicadas na redes sociais.
O Mercado de Natal inclui o mercado propriamente dito, que irá oferecer doces, filhós, bolos, panquecas, enchidos, vinho quente, chocolate quente, licores, chás e infusões, doces e compotas, queijos, mel, frutos secos, entre outros associados à época natalícia, além de outros espaços dedicados às áreas de solidariedade, proteção e inclusão.
A par do Mercado de Natal, estará também a funcionar o mercado Artes e Ofícios também este fim de semana. O espaço servirá para que os artesãos de Mortágua possam apresentar e vender as suas produções “ao mesmo tempo que promovem a interação, a partilha de saberes e a etnografia” do concelho.
O Mercado de Natal estará aberto das 13h00 às 19h30 neste fim de semana e das 13h00 às 19h30 nos dias 22 e 23. A 24 de dezembro, o mercado abre às 13h00 e encerra às 17h00.
Ainda em Mortágua, a Câmara lançou o desafio da construção de presépios nas aldeias com vista a recuperar a tradição dos madeiros. A partir de sexta-feira e até 6 de janeiro, os 35 presépios vão estar distribuídos por 31 localidades das sete freguesias do concelho.
Durante a realização do Mercado de Natal, as três primeiras pessoas a entrar no espaço do município (Espaço Mortágua) com foto que comprove que passaram pelo menos por um dos presépios e tenham publicado nas redes sociais uma imagem com a hashtag #omaiorpresepiodomundo recebem um presente da autarquia.