Screenshot
peça teatro gémeos
image
aluguer aluga-se casas
Casas Bairro Municipal Viseu 3
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024

Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…

12.12.25

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25

Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…

14.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
expodemo 2
confraria
palavras e letrasjpg
Home » Notícias » Concelho » Tondela » Museu do Caramulo assinala 70 anos da sua coleção automóvel

Museu do Caramulo assinala 70 anos da sua coleção automóvel

A origem da coleção remonta a 1955, quando João de Lacerda encontrou um Ford T de 1925 abandonado

 BUPI identifica mais de 91 mil propriedades em cinco concelhos do distrito de Viseu
07.11.25
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 BUPI identifica mais de 91 mil propriedades em cinco concelhos do distrito de Viseu
07.11.25
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Museu do Caramulo assinala 70 anos da sua coleção automóvel

A coleção de automóveis, motas e bicicletas do Museu do Caramulo celebra, este ano, o seu 70.º aniversário, afirmando-se como uma das mais notáveis do mundo pela raridade das peças, pelo rigor da sua conservação e pela forma como narra a história do automóvel e a relação de Portugal com este símbolo de liberdade e progresso.

A origem da coleção remonta a 1955, quando João de Lacerda encontrou um Ford T de 1925 abandonado e decidiu restaurá-lo, gesto que esteve na génese do primeiro museu automóvel do país. Face ao interesse crescente do público, o espaço abriu ao público em 1959, no piso térreo do edifício da Fundação Abel de Lacerda, por sugestão do Presidente Américo Thomaz. O sucesso levou à construção de um novo edifício, inaugurado em 1970, projetado para permitir que todos os veículos pudessem sair facilmente para manutenção mecânica.

A autenticidade e o rigor tornaram-se marcas distintivas do Museu do Caramulo. Todos os veículos estão operacionais e podem circular com as características originais, permitindo ver automóveis com mais de 100 anos a percorrer as estradas da região ou a participar em provas de prestígio internacional, como o London-Brighton, o Rali de Monte-Carlo ou a Louis Vuitton China Run. A vitalidade da coleção é também visível em eventos próprios, como o Caramulo Motorfestival, a Corrida dos Fundadores, o Rider – Passeio de Automóveis e Motos Clássicas ou “O Museu na Rua”.

João de Lacerda, fundador da coleção, defendia que um automóvel incapaz de andar seria “um anacronismo”, filosofia que ainda hoje orienta o trabalho de conservação levado a cabo por uma equipa especializada. Atualmente, a coleção aproxima-se dos 200 exemplares e integra também modelos cedidos por colecionadores, incluindo o exclusivo acervo do bicampeão mundial de Fórmula 1 Emerson Fittipaldi.

Distribuída por quatro espaços museológicos, a coleção reúne marcas emblemáticas como Bugatti, Mercedes-Benz, Rolls-Royce, Ferrari, Jaguar ou Hispano-Suiza, apresentando modelos que contam episódios singulares da história mundial e portuguesa. Entre os exemplares mais icónicos estão o Benz Dreirad de 1886 — considerado o primeiro automóvel com motor a gasolina —, o Bugatti Type 35B vencedor de mais de duas mil corridas, os veículos oficiais de Salazar, o Rolls-Royce Phantom III que transportou figuras como a Rainha Isabel II ou o Papa João Paulo II e o Chrysler Imperial usado na célebre “Fuga da prisão de Caxias”.

Sete décadas depois, o Museu do Caramulo mantém-se como um espaço cultural único, onde as coleções de arte, automóveis, motas, velocípedes e brinquedos dialogam entre si. A visão de João de Lacerda, pioneiro na preservação do património automóvel português, continua a inspirar novas gerações e a moldar um setor que hoje valoriza a conservação histórica e o colecionismo.

Através de exposições, competições internacionais e eventos de grande dimensão, o museu continua a contar a história do automóvel e a afirmar-se como uma instituição de referência nacional ao serviço da cultura e da memória coletiva.

pub
 BUPI identifica mais de 91 mil propriedades em cinco concelhos do distrito de Viseu

Outras notícias

pub
 BUPI identifica mais de 91 mil propriedades em cinco concelhos do distrito de Viseu

Notícias relacionadas

Procurar