No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…
Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…
No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
O nadador Marco Meneses bateu o recorde do mundo de 200 Costas de natação adaptada nas eliminatórias do Open de Portugal – Funchal 2023. O atleta d’ O Crasto terminou com 2.26,95 minutos tendo feito melhor do que os 2.28,24 feitos pelo checo David Kratochvil.
Esta já não é a primeira vez que Marco Meneses alcança um recorde mundial. O nadador paralímpico conseguiu o melhor tempo de sempre em 50 metros Costas durante o WPS World Series Great Britain que decorreu em março, no Reino Unido.
O nadador português (S11) venceu essa prova com um tempo de 31,47 segundos (1026 pontos) melhorando o anterior máximo mundial também na posse do checo David Kratochvil (31,58).
No final da prova dos 200 Costas, Marco Meneses confessou que “este recorde era o que mais gostava de bater”. “Em Itália tinha batido, mas o meu adversário fez melhor que eu por isso vim aqui para fazer melhor. Aqui no Funchal, foi um recorde bem difícil, mas com o apoio do publico também ajudou muito. Eu sinto muito o apoio do publico o que me dá mais força. Agora o objetivo é no Mundial tentar conquistar medalhas”, afirmou, já focado no futuro.
Este tempo obtido por Marco Meneses, no Funchal, vai agora ter de ser confirmado pelo World Para Swimming. A participação portuguesa nos Jogos Paralímpicos está condicionada pela quota atribuída a Portugal.
Neste momento, a comitiva lusa conta com quatro nadadores com tempos mínimos para os Paralímpicos. Para além de Marco Meneses, também Diogo Cancela, Ivo Rocha e Tomás Cordeiro conseguiram bater recordes.