5
resende
IP3
janela casa edifício fundo ambiental
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024
aluguer aluga-se casas

No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…

16.02.26

Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…

12.12.25

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
roberto rodrigues escanção
CVRDao_2
March-711-4
Home » Notícias » Desporto » Nem o calor os afasta. Apaixonados pelo ciclismo passaram por Viseu

Nem o calor os afasta. Apaixonados pelo ciclismo passaram por Viseu

pub
 Vive-se bem em Viseu Dão Lafões, diz mais de 84 por cento da população
08.08.22
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Vive-se bem em Viseu Dão Lafões, diz mais de 84 por cento da população
08.08.22
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Nem o calor os afasta. Apaixonados pelo ciclismo passaram por Viseu

Escapam ao calor numa sombra, muitos estendem toalhas ou mantas. Água não falta. Alguns sentam-se em bancos, outros aguardam de pé. O importante é não perder o lugar. A paixão pelo ciclismo une-os. A Avenida da Europa encheu-se de fãs da modalidade que pedala Portugal. Afinal dali a alguns instantes é altura de aplaudir quem chega à meta ali instalada a poucos metros. Os ciclistas partiram da cidade da Guarda e rumaram a Viseu. Pedalaram praticamente 170 quilómetros. E esperaram-nos centenas de pessoas.

Uma delas foi Emília Guerreiro, natural de São Braz de Alportel. “Gosto muito de ciclismo. Temos uma família de ciclistas. Isto já vem de trás. O meu marido era ciclista, passou para os filhos e está-nos no sangue”, contou.

A paixão pelo ciclismo é tal que Emília tira sempre 15 dias para acompanhar várias etapas da Volta. “Sigo-a desde o Algarve. Já fizemos três etapas e vamos para a Senhora da Graça. Vamos às etapas que consideramos mais interessantes”, descreveu. O marido, conta-nos Emília, chegou a ser campeão nacional, quando era mais novo. “A magia está na vontade, no querer, no gostar do que faz. É muito sofrimento para os ciclistas”, disse, acrescentando que na prova estão ciclistas que conhece bem. “O Rúben Simão e o Francisco Marques têm o nosso apoio. Foram colegas do meu filho no ciclismo. São miúdos que acompanhamos desde pequeninos”, recordou.

Numa outra sombra, mas de pé, encontrámos duas vizinhas que saíram de casa para ver o aparato e a chegada dos ciclistas. “Gosto de ciclismo. Estive a ver no canal 1, todos os dias, desde que começou. Torço pelos portugueses, se ganhar um português melhor”, contou, Fernanda avançando também que não perde chegadas da Volta a Viseu. A amiga e vizinha confessou que, morando perto, aproveitam para ali estar.

Sentado na relva, uns metros mais à frente, Américo referiu que chegou cedo “para guardar a sombra”. Fugir às altas temperaturas nestes dias é muito fundamental. “São muitos quilómetros. Nunca tive essa vontade. Tenho lá uma bicicleta mas não ando com ela porque está muito calor. Custa um bocado, mas eles estão habituados. É a vida e a profissão deles”, concluiu.

Vindos do Porto, Maria e Elias visitaram Viseu e aproveitaram para aguardar pelo pelotão. Elias é mesmo apaixonado por ciclismo. “Gosto da modalidade porque envolve esforço”, começou por dizer. Agora, contou-nos, não tem ciclistas preferidos. “Neste momento não tenho. Não está lá a minha equipa, o FCPorto”, lamentou. No entanto, assinalou, que aplaude sempre que há verdade no desporto. “Se se provar que há mesmo doping, achei bem. Acho muito mal um ciclista dopar-se. Damos valor ao ciclismo por causa do esforço do atleta, sem nada. Não tem piada nenhuma estar a dopar-se. Não dou valor nenhum”, referiu.

A Volta teve, então, novo final da etapa em Viseu. Para o ano a prova rainha começa na cidade de Viriato e, em 2024, Viseu será palco da decisão da Volta. Os apaixonados pela modalidade, esses, prometem continuar a aplaudir quem ultrapassa a meta.

pub
 Vive-se bem em Viseu Dão Lafões, diz mais de 84 por cento da população

Outras notícias

pub
  • Clube Auchan. Registe-se e comece a poupar
  • Habifactus - Viseu cresce e nós crescemos consigo. A sua imobiliária de confiança há 23 anos.
  • Janelas 4Life. Qualidade, inovação e sustentabilidade
  • ReMax Dinâmica, a agencia numero 1 no Distrito de Viseu
 Vive-se bem em Viseu Dão Lafões, diz mais de 84 por cento da população

Notícias relacionadas

Procurar