Carlos Eduardo

15 de 01 de 2022, 09:00

Desporto

Taça da 1ª distrital, uma prova feita para que nenhum cube fique parado

É uma competição nova que nasce no futebol distrital. A Associação de Futebol de Viseu desenhou esta taça para manter todos os clubes em atividade. Em declarações ao Jornal do Centro, José Carlos Lopes, o presidente da Associação, diz esperar que a pandemia deixe os campeonatos terminarem a tempo e horas

TRAVANCA

Fotógrafo: DR

Uma Taça que não quer deixar nenhum clube parado durante praticamente metade da época. Se oito clubes da primeira divisão distrital vão agora lutar para subir à Divisão de Honra, houve 15 que, não chegando a essa fase, iriam ficar parados durante longos meses. E aqui entra a Taça da 1ª distrital.

Neste novo título distritao, as equipas da 1ª divisão que não chegaram à fase de subida são, então, divididas em três grupos de cinco clubes. Sendo que um deles ficará sempre de folga. Nesta primeira fase, haverá oito jornadas. Logo, um jogo em casa e outro fora. No final, seguem oito clubes para os quartos de final desta prova. O apuramento vai fazer-se da seguinte forma: dois clubes saem diretos de cada uma das séries e haverá ainda apuramento para os dois melhores terceiros classificados.

Vencedor vai poder jogar a Taça de Sócios de Mérito
"As equipas entram em campo com alguma pontuação de acordo com o ranking da primeira fase. Em cada grupo apuram-se as duas melhores e os dois melhores terceiros. Ou seja, metade das equipas apuram-se para os quartos de final. Quem chegar à final e vencer vai jogar a Taça de Sócios de Mérito com as equipas da Divisão de Honra", esclarece José Carlos Lopes, presidente da Associação de Futebol de Viseu.

Não há critério geográfico. Todos jogam contra todos
O tal ranking de que falava o líder máximo do futebol distrital, vai, então, atribuir cinco pontos à melhor equipa de cada grupo, de acordo com o trajeto feito na chamada fase regular. O segundo melhor terá quatro pontos. O terceiro terá três. O segundo conquista já dois pontos. E, por fim, o quinto terá apenas um ponto no arranque desta Taça. Dizer ainda que, ao contrário do que aconteceu até aqui, não haverá critério geográfico. Sendo assim, houve sorteio puro e, depois de analisado o percurso de cada clube após o sorteio, é que foi definida a pontuação com que cada equipa entra na luta pelos quartos da Taça.

Vontade e objetivo é ter equipas a jogar
"Queremos ter as equipas em competição. E esta Taça vai terminar praticamente quando acabar o apuramento de campeão", refere o presidente da Associação de Futebol de Viseu. A vontade vai sempre depender do quadro pandémico no futuro. José Carlos Lopes diz que a saúde pública é prioritária. "É uma preocupação constante que temos tido neste ano e meio. Vamos tendo casos. Não são muitos, mas são casos que nos podem impedir de realizar o campeonato na fase prevista. Neste momento continuamos com esse objetivo. É algo que se resolve semana a semana, dia a dia. Todos os clubes entendem a situação. Nós só não manteremos as datas se não conseguirmos. Temos sempre de salvaguardar o interesse dos clubes. Mas, em primeiro lugar, a saúde que é mais importante do que o desporto", garante.

Haverá seis jogos este fim de semana para se irem definindo os quartos de final
No grupo A da Taça da 1ª distrital, este fim de semana, o Cinfães B vai receber o Nandufe, enquanto que o Besteiros receberá o Cabanas de Viriato. Vai folgar o Boassas. No grupo B, teremos o Sezurense - Repesenses e o Travanca - Vale Madeiros e Benfica. De folga fica o Ceireiros. No grupo C, o Arcos recebe Os Ciências e o Viseu e Benfica é anfitrião do Vilamaiorense. Ficará de folga o Oliveira do Douro.