Rimas sociais, um podcast que dá voz às causas sociais urgentes através…
De 23 a 27 de junho, a Paviléctrica, em Viseu, viveu a…
Cada imóvel é um novo desafio e cada contacto uma oportunidade para…
José António Jesus, que foi eleito presidente da Câmara de Tondela nas autárquicas de há um ano, foi o único edil na região de Viseu a pedir a suspensão de mandato desde a realização das eleições a 26 de setembro.
O autarca eleito pelo PSD solicitou já por duas vezes a suspensão do mandato enquanto aguarda por um recurso de uma condenação por um crime de peculato e dois de falsificação de documento.
José António Jesus foi condenado a 26 de novembro de 2021 pelo Tribunal de Viseu a cinco anos de prisão, com pena suspensa, e a perda de mandato por um crime de peculato e dois de falsificação de documento.
A justiça deu como provado que o autarca se tinha apropriado de dinheiros públicos ao receber pagamentos indevidos por deslocações em viaturas próprias, quando na realidade fez essas viagens em veículos do município.
A José António Jesus foi também aplicada a pena acessória de proibição do exercício de função pública por um período de quatro anos.
“Nestas últimas semanas, tenho sido sujeito, em desrespeito absoluto pelo princípio da presunção de inocência, a condicionantes e a uma pressão, que não posso aceitar”, afirmou José António Jesus, em comunicado em dezembro do ano passado, quando anunciou a primeira suspensão de mandato.