Geral

24 de 09 de 2022, 15:17

Diário

Autárquicas 1 ano: José António Jesus foi o único presidente a pedir suspensão de mandato

Autarca pediu suspensão por duas vezes

José António Jesus - PSD

José António Jesus, que foi eleito presidente da Câmara de Tondela nas autárquicas de há um ano, foi o único edil na região de Viseu a pedir a suspensão de mandato desde a realização das eleições a 26 de setembro.

O autarca eleito pelo PSD solicitou já por duas vezes a suspensão do mandato enquanto aguarda por um recurso de uma condenação por um crime de peculato e dois de falsificação de documento.

José António Jesus foi condenado a 26 de novembro de 2021 pelo Tribunal de Viseu a cinco anos de prisão, com pena suspensa, e a perda de mandato por um crime de peculato e dois de falsificação de documento.

A justiça deu como provado que o autarca se tinha apropriado de dinheiros públicos ao receber pagamentos indevidos por deslocações em viaturas próprias, quando na realidade fez essas viagens em veículos do município.

A José António Jesus foi também aplicada a pena acessória de proibição do exercício de função pública por um período de quatro anos.

“Nestas últimas semanas, tenho sido sujeito, em desrespeito absoluto pelo princípio da presunção de inocência, a condicionantes e a uma pressão, que não posso aceitar”, afirmou José António Jesus, em comunicado em dezembro do ano passado, quando anunciou a primeira suspensão de mandato.