museu aristides de sousa mendes casa do passal foto cm carregal do sal
turismo de portugaç escola de turismo lamego
Elevador_Acessibilidade_Pacos_Concelho_jan2026
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024
aluguer aluga-se casas
Casas Bairro Municipal Viseu 3

Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…

12.12.25

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25

Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…

14.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
March-711-4
6
novo comboio turístico viseu
Home » Notícias » Diário » Covid-19: Mais de nove mil cidadãos em confinamento foram fiscalizados pela PSP

Covid-19: Mais de nove mil cidadãos em confinamento foram fiscalizados pela PSP

Campanha Vamos Lixar o Lixo da APA com monumento feito de resíduos, alerta para cerca de 3 milhões de toneladas de lixo em aterros e apelo a separar o lixo antes que o futuro se lixe.
pub
 Adruzilo Lopes vence Rali de Mortágua
15.01.22
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Adruzilo Lopes vence Rali de Mortágua
15.01.22
Fotografia: Jornal do Centro
Campanha Vamos Lixar o Lixo da APA com monumento feito de resíduos, alerta para cerca de 3 milhões de toneladas de lixo em aterros e apelo a separar o lixo antes que o futuro se lixe.
pub
 Covid-19: Mais de nove mil cidadãos em confinamento foram fiscalizados pela PSP

A Polícia de Segurança Pública (PSP) controlou, vigiou e fiscalizou 9.367 cidadãos, a quem foi decretada a medida de confinamento obrigatório no domicílio, na região de Viseu.

Os dados são relativos ao ano de 2021 e indicam que, desse total, apenas quatro pessoas se encontravam em incumprimento, tendo sido levantados autos de notícia, que foram remetidos ao Departamento de Instrução e Ação Penal (DIAP) de Viseu.

Segundo explicou ao Jornal do Centro a PSP de Viseu, este controlo é feito através de “elementos policiais, ações de fiscalização/controlo de cidadãos aos quais é aplicada a medida de obrigatoriedade de permanência no domicílio”.

O objetivo das ações é “verificar se a pessoa confinada cumpre com a medida que lhe está decretada” e, para isso, é levado a cabo um processo de confirmação, feito via telefone, de datas de confinamento (início e fim) e confirmação de moradas. Posteriormente, os agentes deslocam-se às residências dos confinados, em dias e horas aleatórias.

Caso se verifique o incumprimento, “é elaborado o Auto de Notícia, o qual é remetido em tempo útil ao Ministério Público (DIAP) de Viseu, para apreciação e decisão”, frisou a PSP.

Caso os confinados venham a ser detetados ou intercetados na via pública, fora do domicílio que ficou registado pela autoridade de saúde, “são conduzidos à residência, com recurso a ambulância, após estarem reunidas todas as medidas de segurança”. Perante o incumprimento, “o confinado assume a condição de arguido detido”, explicou.

A autoridade esclareceu ainda que “o controlo de confinados surge também em colaboração direta com as Autoridades de Saúde, que por vezes não conseguem contactar com os cidadãos confinados ou a quem lhe foi decretada aquela medida e ainda não foi notificado da condição de confinado”.

GNR também fiscaliza mas não divulga dados
O Jornal do Centro também solicitou os mesmos dados à Guarda Nacional Republicana (GNR) que explicou que “por questões de privacidade e de proteção de dados, não é possível difundir dados numéricos relativamente ao número de cidadãos identificados”.

Contudo, explicou que ao nível de procedimentos, “o controlo é efetuado de modo aleatório, precedido, ou não, de contato telefónico prévio”, através de “patrulhas dos Postos Territoriais que se deslocam à residência dos cidadãos”.

No caso de se tratar de uma denúncia, “as patrulhas vão diretamente à residência para confirmar se o isolamento é efetivamente cumprido”.

Apesar das ações de fiscalização, a autoridade assegura que, de uma forma geral, o isolamento está a ser cumprido.

“Em regra, as pessoas têm cumprido o dever de isolamento profilático e/ou de confinamento, sendo que as situações pontuais de incumprimento são devidamente reportados através de Auto de Notícia para o Tribunal correspondente”, finalizou a GNR.

pub
 Adruzilo Lopes vence Rali de Mortágua

Outras notícias

pub
  • Habifactus - Viseu cresce e nós crescemos consigo. A sua imobiliária de confiança há 23 anos.
  • Janelas 4Life. Qualidade, inovação e sustentabilidade
  • Mercedes CLA 180d Coupé na Ncar da Litocar
  • Regional Economics - A economia de Região de Viseu
  • ReMax Dinâmica, a agencia numero 1 no Distrito de Viseu
  • Clube Auchan. Registe-se e comece a poupar
 Adruzilo Lopes vence Rali de Mortágua

Notícias relacionadas

Procurar