São muitas as iniciativas que os municípios desenvolvem nesta altura natalícia para promover a economia local. Além dos mercadinhos, mostra de artesanato endógeno e espetáculos culturais, não há autarquia ou associação empresarial que em conjunto com os comerciantes não promova as compras no comércio tradicional.
A modalidade pode ser diferente e vai desde cupões a sorteios. Os prémios finais também variam, mas o objetivo final é o de estimular a compra e contribuir para a economia local.
São muitos os exemplos. Tondela avançou já com a iniciativa “Todos às compras no concelho de Tondela, Natal 2023” e que vai decorrer até 6 de janeiro.
A iniciativa é organizada em parceria com a Associação Comercial do Concelho de Tondela (ACCT).
A Câmara diz que quer dar o contributo para aumentar a procura ao comércio tradicional face “à atual e difícil situação económica, resultante da maior inflação verificada nas últimas três décadas, em consequência das guerras na Ucrânia e no Médio Oriente, a par da crise energética”.
Mais de 50 comerciantes participam nesta iniciativa e vão dar aos clientes que gastarem mais de 10 euros em compras um cupão que os habilitará a participar num sorteio de prémios.
Esses cupões terão de ser carimbados ou assinados pelos comerciantes e depois depositados numa das duas tômbolas disponíveis no Museu Municipal Terras de Besteiros e nos CTT de Campo de Besteiros.
Os prémios incluem uma scooter elétrica, uma consola de videojogos, um smartwatch e uma fritadeira de ar quente. Os restantes premiados vão receber vales de 100 euros em compras no comércio tradicional.
Também em Castro Daire, a Câmara arrancou com a campanha “(Des)Contos de Natal”, que vai na quarta edição. A iniciativa, organizada em parceria com a Associação Empresarial de Castro Daire e Beiras, dá vales de desconto de 10 por cento em compras nas lojas do comércio local do concelho.
Depois de fazerem as compras, os clientes devem trocar as faturas de 4 a 29 de dezembro, para receberem os vales.
A Câmara de Castro Daire e a Associação Empresarial de Castro Daire e Beiras acreditam na importância desta iniciativa para apoiar o comércio local. O objetivo é aumentar a procura das lojas tradicionais na época natalícia.
Além disso, as duas entidades também vão organizar uma nova edição do concurso “Montras de Natal 2023”, visando tornar o comércio local durante a época que se avizinha. A inscrição é aberta até sexta-feira (24 de novembro) a todos os comerciantes do concelho e apela à criatividade, à reciclagem e à reutilização de materiais.
E em Aguiar da Beira, o “Aguiar Natal com o Comércio Local” está no terreno até 3 de janeiro de 2024. O estabelecimentos aderentes à iniciativa vão atribuir um cupão a cada cliente por cada compra igual ou superior a 20 euros.
Depois de preenchidos, os cupões serão colocados nos recetáculos existentes em cada estabelecimento. No dia 6 de janeiro de 2024 será feito um sorteio de 20 prémios no valor de 500 euros em compras a realizar nos estabelecimentos aderentes.
Na cidade de Lamego, a época é assinalada com um mercado no Centro Multiusos, de 8 de dezembro a 7 de janeiro. “Ao espírito e à alegria típicos desta quadra, junta-se a exposição e venda de produtos endógenos e artesanais”, sublinha a autarquia. O Mercado de Natal de Lamego vai promover “o artesanato mais genuíno da região e dar a provar os melhores sabores tradicionais”, entre os quais se encontram vinhos, espumantes, bôlas, queijos, enchidos, produtos agrícolas e frutícolas, doces e compotas.