Inês Azevedo

19 de 09 de 2021, 11:00

Lifestyle

De Côta para o Sátão e de Penalva do Castelo para Nelas, termina a Rota dos Baloiços

Baloiço de Côta, Baloiço Penedros da Cabeça, Baloiço do Rossio e Baloiço So´Rio Castelo são os protagonistas do último episódio do programa Rota dos Baloiços

Baloiço do Rossio Penalva do Castelo

Fotógrafo: JC

Com o ponto de partida assinalado na freguesia de Côta, encontramo-nos no Monte de São Salvador, situado a cerca de 805 metros de altitude. É aqui que um grupo de amigos leva-nos a baloiçar e a contemplar paisagens magníficas. São estes os motivos que fazem com este tipo de lugares sejam a cereja no topo do bolo.

“Gostamos de fazer para nós, mas também para todos aqueles que vêm para usufruir de tudo isto”, menciona Hélder Fernandes, um dos responsáveis pela construção deste baloiço.

Neste lugar encontra vista direta para a Serra da Estrela e para as localidades mais próximas da freguesia de Côta.
Em tempos de pandemia, Ângelo Cardoso, Hélder Fernandes, Elias Fernandes e muitos mais juntaram-se para construir o que é hoje o baloiço de Côta. Mais tarde, nasceu um outro baloiço de Côta nas Gracetas do Caldeirão, de sua fisionomia balancé. Não podia ser construído noutro lugar. É tão especial por ser aqui mesmo. Pelas suas características tão singulares. “Temos o baloiço, molduras para as pessoas tirarem fotografias e cataventos”, destaca Ângelo.

A cerca de cinco minutos de carro, pode-se encontrar um outro baloiço na freguesia de Côta, o balancé nas conhecidas Gracetas do Caldeirão, construído pouco tempo depois do anterior, pelo mesmo grupo de amigos.

De Côta para o Sátão, fomos à descoberta de uma nova atração. Não sabíamos o que podíamos lá encontrar. Na incerteza do caminho, não conseguimos desviar o olhar sobre o vale verdejante que por ali está. O baloiço Penedros da Cabeça foi inaugurado a 12 de maio de 2020 e está situado num dos pontos mais altos da freguesia de Ferreira de Aves. “Senta e Sente” é o que inspira e propõe Daniel Santos, o jovem responsável por esta construção, a todos aqueles que por lá passam.

Além de usufruir de uma paisagem única, pode deambular sobre a história deste sítio. O nome Penedros da Cabeça deve-se a um motivo muito simples: durante o percurso até ao baloiço estão espalhados vários formatos de cabeças nas pedras. Pela imaginação de quem lá passa, diz-se que pode-se encontrar desde a cabeça de um mudo, a cabeça de um cego, a cabeça de um homem, a cabeça de um camaleão e de um dragão.

Mais tarde, Daniel Santos decide apostar em mais construções por ali à volta. Sendo um trilho de cerca de dez a quinze minutos até ao baloiço, o jovem apaixonado pela natureza menciona que “as pessoas chegavam cansadas e que pediam para ter cá em cima água ou cerveja, e as pessoas incentivaram também um bocado. Construí um mini-bar para as pessoas e assim também ajudam a contribuir para eu desenvolver mais coisas todos os anos”.

E assim foi, a criatividade do jovem Daniel não para, e para surpresa de todos surge com uma nova atração no mesmo local, mas com um estilo diferente. O octógono “Viva la Vida” já está a fazer furor pelo país inteiro e as pessoas que o visitam são cada vez mais. Como o próprio nome diz, viver a vida e desfrutar de momentos únicos. O Daniel inspirou-se. Cada canto, um verdadeiro encanto.

A viagem pelo Sátão chegou ao fim. E a Rota dos Baloiços também está prestes a chegar. Vamos até ao baloiço do Rossio, em Trancozelos, no concelho de Penalva do Castelo. Uma construção situada junto da povoação desta freguesia, que convida a fazer uma caminhada de cinco minutos, com vista privilegiada para Penalva do Castelo.

Além do baloiço, pode-se tirar fotografias na Cabana do amor, que deixa a refletir com a frase “o que se faz com o coração nunca é obrigação”.

Terminamos a Rota dos Baloiços em Senhorim, no concelho Nelas, no baloiço So´Rio Castelo, onde “todos os sonhos ganham vida”. Apenas com um carro 4x4 ou pelo trilho dos Moinhos é que se consegue chegar a esta atração.

Sérgio Cancela, Aires dos Santos e Nélson Santos são alguns dos responsáveis pela instalação do baloiço neste local. Um baloiço suspenso sobre o rio Castelo, caraterizado por ter moinhos de água. “Atrair pessoas ao concelho e dar alguma vida à vila de Senhorim” foi o principal objetivo desta construção, reforça Sérgio Cancela.

“Cada vez se tornam mais limpas estas águas, também é um imperativo da preocupação e da defesa do ambiente. E este percurso nasceu para valorizar as suas potencialidades, não só paisagísticas, como naturais”, indica o vereador Aires dos Santos.

Do imaginário para o real, Aires dos Santos e Nélson Santos inspiram-se com a natureza envolvente e retratam aquele espaço para uma tela. “Estes lugares muitas vezes não inspiram as pessoas não só pela sua beleza natural, mas também acabam por apaixonar pessoas ligadas às artes”, reforça Aires dos Santos.

Terminada a temporada de Rota dos Baloiços em Nelas, levantasse voo com a certeza de que na natureza nada se leva para além de fotos, de memórias e vivências. A região centro oferece diversas experiências em lugares magníficos.