IPV 45 anos
feira dos santos 2024 mangualde
GNR Viseu - Apreensão
261121083019a9f55af575cc44675655afd52fd8ee0b7e8852f2
221221102816ea5e4a48ad2623f3eea1d59d63cf34ae78d05d1d
140122144234ddd8df4b510d3e43d02babb42d9dd1f2fb699a5c

A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…

04.11.24

Apresento-vos Simba! O verdadeiro rei lá de casa. Este gato persa, com…

31.10.24

A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…

28.10.24
Montebelo-Vista-Alegre-Lisboa-Chiado-Hotel_Exterior_2 1
Bairro Feliz Pingo Doce
GNR e Pingo Doce_colaboração1
Home » Notícias » Diário » Nove cidades de nove países assumem em Mangualde compromisso de sustentabilidade

Nove cidades de nove países assumem em Mangualde compromisso de sustentabilidade

Câmara de Mangualde recebeu municípios do projeto "Residents of the Future", que assumiram compromisso de sustentabilidade em áreas como habitação, educação e turismo

 Nove cidades de nove países assumem em Mangualde compromisso de sustentabilidade
11.10.24
fotografia: Facebook Residents of the Future
partilhar
 Nove cidades de nove países assumem em Mangualde compromisso de sustentabilidade
06.11.24
Fotografia: Facebook Residents of the Future
 Nove cidades de nove países assumem em Mangualde compromisso de sustentabilidade

Nove cidades de outros tantos países europeus assumiram em Mangualde o compromisso de serem mais sustentáveis e, para isso, vão trabalhar estratégias de habitação, investimento, património, cultura e turismo.

“Há estratégias que já decorrem em municípios, mas neste encontro ficou assumido um compromisso muito claro em matérias importantes para a sustentabilidade e atração e fixação de pessoas nos nossos territórios”, disse à agência Lusa o vice-presidente da Câmara de Mangualde, João Pedro Cruz.

O responsável referiu áreas como “a habitação, a cultura, o património, o turismo, a captação de mão-de-obra qualificada e o investimento, porque tudo isto atrai e fixa novos residentes”, o objetivo deste projeto europeu.

Mangualde é o único município português a integrar o projeto europeu “Residents of the Future” [Residentes do Futuro] URBACT IV e tem um financiamento global de mais de 827 mil euros.

As nove cidades, uma de cada país, que integram o projeto têm características em comum, sendo que todas têm menos de 100.000 habitantes e que, nos últimos anos, têm perdido população de forma contínua.

Sensivelmente, de quatro em quatro meses, as localidades envolvidas realizam encontros para trabalharem medidas para combaterem a perda de população e conhecerem as diferentes realidades. O próximo está agendado para março de 2025, em Alba Lulia, na Roménia.

Esta semana, Mangualde acolheu representantes de Alba Lulia (Roménia), Saldus, (Letónia), Plasencia (Espanha), Lisalmi (Finlândia), Saint-Quentin (França), Comune di Mantova (Itália), Trebinje (Bósnia e Herzegovina) e Šibenik (Croácia).

“Há um ponto comum e transversal a todos, é que o plano de ação tem de ser sustentável e muito vocacionado para a economia verde e para ações muito concretas na área da transição energética e digital”, destacou João Pedro Cruz.

O coordenador local do projeto, José António Lopes, disse à agência Lusa que o compromisso para este plano de ação foi assente num conjunto de pontos que foram identificados em todas as cidades e que é preciso trabalhar.

“São áreas extremamente sensíveis que têm de ser abordadas, como é o caso da habitação, ou a falta de habitação acessível para a grande população, seja para arrendamento ou aquisição”, salientou José António Lopes.

Agora, o trabalho é “encontrar meios e/ou ações inovadoras para atacar este problema” e é isto que o grupo local, constituído por decisores políticos locais, organizações não governamentais (ONG) e cidadãos mangualdenses, irá fazer até ao próximo encontro, adiantou.

Há também “preocupação na transição digital para facilitar os atuais e integração de novos residentes em todos os serviços possíveis, nos municipais, mas também na justiça, educação e saúde, por exemplo, de forma a ser mais sustentável e agradável”.

“A sustentabilidade ambiental e a qualidade em geral da vida na cidade é também uma preocupação de todos os parceiros e isso passa não só pelos serviços básicos urbanos como também na área social com a integração de emigrantes”, realçou.

José António Lopes acrescentou que os nove parceiros do projeto “estão a perceber que parte da solução para o crescimento é a integração dos emigrantes que já hoje procuram estas cidades” que integram a rede.

Estas áreas, especificou, levantam outras questões “muito necessárias” a ter em conta no plano de ação como “a atração do investimento que promova emprego e que seja qualificado” e isto, realçou, “são pontos a ter em conta neste trabalho agora iniciado”.

 Nove cidades de nove países assumem em Mangualde compromisso de sustentabilidade

Outras notícias

pub
 Nove cidades de nove países assumem em Mangualde compromisso de sustentabilidade

Notícias relacionadas

Procurar