fica nelas 2025
2020_novembro_23_colisao_na_ponte_do_rio_dao_no_ip3_vimieiro_005
corte trânsito
casas habitação aluguer comprar
WhatsApp Image 2025-05-28 at 115107
aluguer aluga-se casas

A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…

07.07.25

Rimas sociais, um podcast que dá voz às causas sociais urgentes através…

02.07.25

De 23 a 27 de junho, a Paviléctrica, em Viseu, viveu a…

01.07.25
autárquicas 25
psd
domingos nascimento tarouca autárquicas
CasadeSantar_4
pexels-weekendplayer-735869
Captura de ecrã 2025-06-26 171722
Home » Notícias » Concelho » S.P. Sul » Novo centro de apoio a migrantes abre portas em São Pedro do Sul

Novo centro de apoio a migrantes abre portas em São Pedro do Sul

Vice-presidente da Câmara destaca necessidade crescente de integração. AIMA reforça apelo à comparência nos atendimentos

 Novo centro de apoio a migrantes abre portas em São Pedro do Sul - Jornal do Centro
07.07.25
fotografia: Câmara São Pedro do Sul
partilhar
 Novo centro de apoio a migrantes abre portas em São Pedro do Sul - Jornal do Centro
07.07.25
Fotografia: Câmara São Pedro do Sul
pub
 Novo centro de apoio a migrantes abre portas em São Pedro do Sul - Jornal do Centro

O presidente da AIMA, Pedro Portugal Gaspar, lamentou hoje, durante a cerimónia de inauguração do Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes (CLAIM) de São Pedro do Sul, que haja uma percentagem significativa de falta de comparência aos agendamentos para atendimento na agência, quando a principal queixa é a dificuldade de os conseguir.

“Em 2024, só relativamente aos dados da AIMA (Agência para a Integração, Migrações e Asilo), tivemos 15% de ausência aos agendamentos marcados”, disse Pedro Portugal Gaspar.

O CLAIM foi inaugurado esta manhã de segunda-feira, 7 de julho, e segundo a autarquia de São Pedro do Sul pretende “facilitar a integração dos migrantes na sociedade portuguesa, apoiando em áreas como regularização da situação migratória, nacionalidade, habitação, trabalho, educação, saúde, segurança social, entre outras”.

O espaço vai funcionar no Centro Cultural de São Pedro do Sul e os atendimentos mediante marcação prévia, às quintas e sextas-feiras, das 9h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00, através do e-mail claim@cm-spsul.pt ou do telefone 232 720 140 (extensões 484 e 4522).

A Câmara acrescenta que a criação do CLAIM “representa um passo firme na construção de uma comunidade mais coesa, solidária e intercultural em São Pedro do Sul”.

O responsável pela AIMA, na inauguração do novo espaço dedicado à integração de migrantes, lembrou que “a primeira razão de queixa do utente é a dificuldade no agendamento”, não obstante os esforços feitos para melhorar essa situação, que permitiram passar de mil agendamentos por dia para mais de seis mil.

Segundo Pedro Portugal Gaspar, as faltas de comparência levam a uma situação injusta, porque “há pessoas que estão à procura de agendamento e outras que têm agendamento marcado e não comparecem”.

No final da cerimónia, Pedro Portugal Gaspar disse aos jornalistas que, quando alguém não comparece a um agendamento, “acaba por gastar uma vaga que poderia ir para outra pessoa e que fica à espera mais tempo”.

O responsável explicou que já há “um grupo de agendamentos que são realizados por municípios, o que não exclui a possibilidade de alargar a outras zonas do país, numa lógica de contratualização, em que a AIMA suporta o custo”.

Esta será “uma matéria para se discutir mais tarde com autarquias, se assim houver interesse, uma matéria mais técnica”, frisou, acrescentando que não se pode dar esse segundo passo sem o primeiro, que é a criação do CLAIM.

“Hoje já conseguimos esse primeiro passo, depois temos caminho para andar em função da necessidade, se houver uma quantidade que assim justifique. Não está a porta fechada, serão oportunidades para podermos aprofundar”, garantiu.

Atualmente, existem cerca de 170 CLAIM protocolados. Pedro Portugal Gaspar salientou a recetividade que os municípios têm demonstrado, constituindo “um parceiro privilegiadíssimo” da administração central.

O vice-presidente da Câmara de São Pedro do Sul, Pedro Mouro, disse aos jornalistas que no concelho há entre 700 e 800 migrantes, de pelo menos 24 nacionalidades.

“Nos últimos dois, três anos, recebemos muitos migrantes no nosso concelho. Sentimos que era uma necessidade, para além da questão da legalização, a questão da integração. Nada melhor do que termos um CLAIM em São Pedro do Sul”, justificou.

pub
 Novo centro de apoio a migrantes abre portas em São Pedro do Sul - Jornal do Centro

Outras notícias

pub
 Novo centro de apoio a migrantes abre portas em São Pedro do Sul - Jornal do Centro

Notícias relacionadas

Procurar