Miauuu! Chamaram por mim? Sou a Bella, a gatinha mais fofinha, saltitante…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
O Natal é um momento de união, onde o amor se torna…
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Jorge Marques
A Unidade de Saúde Pública Dão Lafões voltou, uma vez mais, a reforçar os alertas devido ao calor que assola por estes dias a região, numa altura em que o distrito de Viseu vai estar sob aviso amarelo nas próximas horas.
Devido à “previsão da manutenção de temperaturas elevadas”, os médicos apelam à população para que se hidrate e beba água mesmo quando não tem sede. A USP sensibiliza também ao consumo de sumos de fruta naturais, evitando refrigerantes e bebidas alcoólicas, fazendo refeições ligeiras à base de saladas e não consumindo água de fontenários, mas somente água da rede pública ou engarrafada.
A Saúde Pública apela também para que as pessoas mantenham as casas frescas, fechando as janelas, persianas e estores durante o dia e abrindo-as durante a noite para arejar as habitações. As pessoas devem ainda permanecer em locais frescos, à sombra ou climatizados.
Nos dias de maior calor, o melhor é evitar a exposição ao sol entre as 11h00 e as 16h00 e usar protetor com fator de proteção superior a 30, além de peças de roupa leves, nomeadamente com algodão e cor clara, chapéus de abas largas e óculos de sol.
Já para não falar dos esforços físicos intensos que, dizem os médicos, é preciso evitar “especialmente nos dias e horas de maior calor”.
Para as viagens, a autoridade de saúde aconselha os condutores a evitar as horas de maior calor e viajar durante a noite caso a viatura não tenha ar condicionado, não fechar completamente as janelas e levar água engarrafada. Os idosos e as crianças não devem permanecer no interior das viaturas.
Para mais informações, os populares podem saber mais através da linha SNS 24 (808 24 24 24) e dos sites da Direção-Geral da Saúde e do Instituto Português do Mar e da Atmosfera.