A cinco jornadas do final do campeonato da Primeira Liga de futebol, o Tondela, atual nono classificado, enfrenta um calendário de elevada dificuldade.
Na Segunda Liga, com quatro jornadas por disputar, o Académico de Viseu encontra o mesmo cenário de dificuldade, no décimo terceiro lugar da tabela.
Com 35 pontos, o Tondela encara duas possibilidades: a luta por um lugar na Liga Europa, estando a 10 pontos, e a luta para assegurar a permanência na Primeira Liga, contando com nove pontos de avanço em relação ao penúltimo lugar de despromoção.
O duelo de hoje (30 de abril), contra o Benfica, atual terceiro classificado, é o mais complicado (estatisticamente) das cinco jornadas, sendo que ambas as equipas lutam por diferentes objetivos.
Por parte dos encarnados, está em jogo a luta pela entrada direta à Liga dos Campeões e por parte dos beirões, como já referido, a luta por um lugar na competição europeia e para assegurar a permanência.
Segue-se o Boavista, jogo fora de portas referente à 31ª jornada do campeonato. A dois pontos acima da linha de descida, os axadrezados estão a lutar pela manutenção, dificultando, assim, a partida para o Tondela.
Na jornada seguinte, a equipa beirã volta a casa para receber a Belenenses SAD. Os azuis encontram-se um lugar abaixo na classificação em relação ao Tondela, com menos um ponto, partilhando assim os mesmos objetivos dos auriverdes.
Na 33ª jornada do campeonato da Primeira Liga, o Tondela vai defrontar o Farense, num encontro com um nível de dificuldade moderado. A equipa de Faro encontra-se no penúltimo lugar da tabela com menos 9 pontos que a equipa beirã. Para além do cenário desfavorável a nível pontual, o Farense é uma das piores equipas do campeonato a jogar em casa.
O Tondela termina o campeonato em casa, sendo um ponto a favor devido às suas prestações e resultados no Estádio João Cardoso, onde vai defrontar o Paços Ferreira. Atual quinto classificado, o Paços está a defender o seu lugar na Liga Europa, uma ambição em comum com os auriverdes.
Já na Segunda Liga, com quatro jornadas pela frente, o Académico de Viseu vê-se obrigado a pontuar para “fugir” à zona de despromoção.
Com 32 pontos, vai defrontar fora de portas, no domingo (2 de maio), o Casa Pia, atual oitavo classificado. A partida, de dificuldade média, é mais importante para os academistas, sendo que o Casa Pia se encontra a 12 pontos da linha de descida.
Na 32ª jornada, os academistas recebem o Vilafranquense, que se encontra em igualdade pontual com o penúltimo classificado da tabela, na zona de despromoção. É um encontro de elevada dificuldade devido aos objetivos de manutenção de ambas as equipas.
As últimas duas jornadas são também de dificuldade máxima devido à luta pela manutenção que os três clubes ambicionam. Na jornada 33, o Académico de Viseu defronta o Oliveirense, atual décimo quinto classificado, com menos quatro pontos que os academistas. Na última jornada, recebe o Sporting da Covilhã, que, neste momento, partilha a mesma pontuação na tabela, com 32 pontos.