Rimas Sociais, um podcast que dá voz às causas sociais urgentes através…
Neste episódio de “A comer é que a gente se entende”, descobrimos…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
O presidente da Câmara Municipal de Viseu, Fernando Ruas, reagiu com pesar ao falecimento de José Junqueiro, antigo vereador e dirigente socialista, sublinhando o respeito e a ligação pessoal que os unia, apesar de terem estado em lados opostos da política.
“Tenho uma grande pena deste desaparecimento precoce”, afirmou o autarca social-democrata, recordando a natureza genuína da relação entre ambos: “Fomos adversários reais, e queria realçar isso, mas sempre com respeito. Era alguém frontal, com quem tive grandes debates, mas sempre com muita seriedade”, recordou.
Fernando Ruas destacou ainda a ligação pessoal com José Junqueiro que remonta aos tempos do Liceu: “Havia uma ligação de amizade que vinha desses tempos. Foi sempre inatacável no seu comportamento, quer como membro do executivo municipal, quer no exercício de funções governativas”, reforçou.
O autarca lembrou ainda que foi dele a proposta, aprovada no ano passado, de atribuição da Medalha de Mérito Municipal ao antigo deputado. “Felizmente foi entregue em vida. Se não, corria-se o risco de se perder essa justa homenagem”, acrescentou.
Fernando Ruas terminou a sua intervenção sublinhando a integridade e o espírito democrático de José Junqueiro. “Era isso que o caracterizava: o respeito”.
O antigo dirigente e vice-presidente do Grupo Parlamentar do PS José Junqueiro morreu aos 72 anos. Antigo secretário de Estado, professor aposentado da Universidade de Aveiro, adepto do Sporting e antigo vereador na Câmara de Viseu, foi consecutivamente eleito deputado do PS entre 1995 e 2015, sempre pelo círculo de Viseu.
Entre outras funções políticas, José Junqueiro foi secretário de Estado da Administração Local (2009-2011) no segundo Governo liderado por José Sócrates e secretário de Estado da Administração Marítima e Portuária (2000-2002) no segundo executivo de António Guterres.
Por várias vezes foi membro do Secretariado Nacional do PS, coordenador socialista na Comissão de Equipamento Social e liderou a Federação de Viseu.