joao azevedo
Autárquicas Novo presidente da Câmara de Viseu rejeita acordos para gerir concelho e aposta em diálogo
Delegado à mesa de voto consulta a lista de eleitores para a Câmara Municipal do Porto, 12 de outubro de 2025. Decorrem este domingo as eleições autárquicas em Portugal onde mais de 9,3 milhões de eleitores podem votar. Os eleitores vão escolher os órgãos dirigentes das 308 Câmaras Municipais, 308 Assembleias Municipais e 3.221 Assembleias de Freguesia, pelo que há três boletins de voto. MANUEL FERNANDO ARAÚJO/LUSA
Casas Bairro Municipal Viseu 3
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024
herdade santiago

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25

Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…

14.08.25

Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….

07.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
roteiro-caramulo-850x514
RESISTÊNCIA
mercado 2 de maio 1
Home » Notícias » Concelho » Viseu » Obra provoca fenda em edifício histórico e fecha Rua da Paz em Viseu

Obra provoca fenda em edifício histórico e fecha Rua da Paz em Viseu

Fissura na Associação Comercial de Viseu obrigou a que fossem retirados trabalhadores do interior e levou ao encerramento de espaços de restauração que se localizam no rés-do-chão do edifício

Micaela Costa
 Obra provoca fenda em edifício histórico e fecha Rua da Paz em Viseu
06.02.25
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Obra provoca fenda em edifício histórico e fecha Rua da Paz em Viseu
06.02.25
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Obra provoca fenda em edifício histórico e fecha Rua da Paz em Viseu

A Rua da Paz, em Viseu, está interdita devido a uma fenda que está a comprometer o edifício onde funciona a Associação Comercial do Distrito de Viseu.

O encerramento da rua aconteceu ao final da tarde desta quarta-feira (5 de fevereiro) depois de um alerta que obrigou à retirada de pessoas do edifício e ao encerramento de dois espaços comerciais localizados no rés do chão.

A fenda, que é possível ver na fachada, terá sido causada pelas obras que decorrem junto à Associação Comercial.

“Neste momento, o que estão a fazer é tentar escorar o prédio e tentar segurar a parede”, explicou o presidente Gualter Mirandez ao Jornal do Centro.

Segundo o responsável, a fenda está a comprometer a estrutura classificada como edifício municipal. “Além da parte da parede, que está bastante danificada, há riscos de o telhado deslizar e afetar todo o edifício”, alertou.

Gualter Mirandez disse ainda que os problemas começaram já no início da obra e que, neste momento, estão a “reunir com o departamento jurídico para se decidirem os próximos passos, que têm que ser dados com urgência”.

“Logo desde o início da obra começámos a ter problemas, com alguns danos. O nosso advogado enviou cartas a denunciar e a reportar as situações à empresa e não obtivemos resposta”, disse.

Além dos serviços da associação estarem fechados, “o que é um grande transtorno”, Gualter Mirandez lamenta que “os dois inquilinos estejam a ser prejudicados”, referindo-se aos dois estabelecimentos de restauração localizados no edifício que estarão sem funcionar até à situação estar resolvida.

O presidente da associação disse ainda que não há previsões para a reabertura da rua e dos espaços comerciais até novas indicações da proteção civil municipal.

Segundo o coordenador municipal de Proteção Civil, o local “estará interdito até o empreiteiro e a direção técnica de obra garantirem a reposição das condições de segurança para o espaço envolvente”.

Rui Nogueira confirmou que o alerta para “suspeitas de risco de desabamento de parte do edifício envolvente à obra” foi dado ao final da tarde de ontem e que, de imediato, “foram mobilizados técnicos para o local, entre proteção civil, bombeiros e técnicos da divisão de fiscalização da área do urbanismo da Câmara Municipal de Viseu”.

“Confirmada a situação, foram tomadas as diligências, nomeadamente o corte dos acessos ao local”, explicou.

Rui Nogueira disse ainda que à chegada dos meios, os responsáveis pela obra “já se encontram a fazer uma intervenção no sentido de estabilizar o edifício afetado”.

O Jornal do Centro contactou o construtor responsável pela obra que confirmou a situação, mas remeteu esclarecimentos para mais tarde.

pub
 Obra provoca fenda em edifício histórico e fecha Rua da Paz em Viseu

Outras notícias

pub
 Obra provoca fenda em edifício histórico e fecha Rua da Paz em Viseu

Notícias relacionadas

Procurar