barco douro cinfaes
mau tempo queda de arvores
Círculo de Criação Contemporânea de Viseu_Rua do Comércio
janela casa edifício fundo ambiental
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024
aluguer aluga-se casas

No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…

16.02.26

Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…

12.12.25

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
roberto rodrigues escanção
CVRDao_2
March-711-4
Home » Notícias » Concelho » Viseu » Obra provoca fenda em edifício histórico e fecha Rua da Paz em Viseu

Obra provoca fenda em edifício histórico e fecha Rua da Paz em Viseu

Fissura na Associação Comercial de Viseu obrigou a que fossem retirados trabalhadores do interior e levou ao encerramento de espaços de restauração que se localizam no rés-do-chão do edifício

Micaela Costa
 Covid-19: os números e as tabelas da pandemia
06.02.25
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Covid-19: os números e as tabelas da pandemia
06.02.25
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Obra provoca fenda em edifício histórico e fecha Rua da Paz em Viseu

A Rua da Paz, em Viseu, está interdita devido a uma fenda que está a comprometer o edifício onde funciona a Associação Comercial do Distrito de Viseu.

O encerramento da rua aconteceu ao final da tarde desta quarta-feira (5 de fevereiro) depois de um alerta que obrigou à retirada de pessoas do edifício e ao encerramento de dois espaços comerciais localizados no rés do chão.

A fenda, que é possível ver na fachada, terá sido causada pelas obras que decorrem junto à Associação Comercial.

“Neste momento, o que estão a fazer é tentar escorar o prédio e tentar segurar a parede”, explicou o presidente Gualter Mirandez ao Jornal do Centro.

Segundo o responsável, a fenda está a comprometer a estrutura classificada como edifício municipal. “Além da parte da parede, que está bastante danificada, há riscos de o telhado deslizar e afetar todo o edifício”, alertou.

Gualter Mirandez disse ainda que os problemas começaram já no início da obra e que, neste momento, estão a “reunir com o departamento jurídico para se decidirem os próximos passos, que têm que ser dados com urgência”.

“Logo desde o início da obra começámos a ter problemas, com alguns danos. O nosso advogado enviou cartas a denunciar e a reportar as situações à empresa e não obtivemos resposta”, disse.

Além dos serviços da associação estarem fechados, “o que é um grande transtorno”, Gualter Mirandez lamenta que “os dois inquilinos estejam a ser prejudicados”, referindo-se aos dois estabelecimentos de restauração localizados no edifício que estarão sem funcionar até à situação estar resolvida.

O presidente da associação disse ainda que não há previsões para a reabertura da rua e dos espaços comerciais até novas indicações da proteção civil municipal.

Segundo o coordenador municipal de Proteção Civil, o local “estará interdito até o empreiteiro e a direção técnica de obra garantirem a reposição das condições de segurança para o espaço envolvente”.

Rui Nogueira confirmou que o alerta para “suspeitas de risco de desabamento de parte do edifício envolvente à obra” foi dado ao final da tarde de ontem e que, de imediato, “foram mobilizados técnicos para o local, entre proteção civil, bombeiros e técnicos da divisão de fiscalização da área do urbanismo da Câmara Municipal de Viseu”.

“Confirmada a situação, foram tomadas as diligências, nomeadamente o corte dos acessos ao local”, explicou.

Rui Nogueira disse ainda que à chegada dos meios, os responsáveis pela obra “já se encontram a fazer uma intervenção no sentido de estabilizar o edifício afetado”.

O Jornal do Centro contactou o construtor responsável pela obra que confirmou a situação, mas remeteu esclarecimentos para mais tarde.

pub
 Covid-19: os números e as tabelas da pandemia

Outras notícias

pub
  • Clube Auchan. Registe-se e comece a poupar
  • Habifactus - Viseu cresce e nós crescemos consigo. A sua imobiliária de confiança há 23 anos.
  • Janelas 4Life. Qualidade, inovação e sustentabilidade
  • ReMax Dinâmica, a agencia numero 1 no Distrito de Viseu
 Covid-19: os números e as tabelas da pandemia

Notícias relacionadas

Procurar