No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….
O Município de Viseu abriu as inscrições para as casinhas Mercado de Natal, iniciativa integrada no programa Viseu Natal, dirigida a operadores interessados em comercializar produtos gastronómicos e artesanais durante o mês de dezembro. As candidaturas decorrem até 25 de novembro e abrangem os espaços disponíveis na Praça da República (Rossio) e nas lojas devolutas da Rua Direita.
As tradicionais casinhas de madeira da Praça da República destinam-se preferencialmente a operadores de artesanato, doçaria tradicional, licores, flores, frutaria e frutos secos, anuncia a autarquia.
Já na Rua Direita serão privilegiadas áreas como chocolataria, queijaria e charcutaria tradicional, padaria/cafetaria e vinhos do Dão. Tal como no ano anterior, os operadores instalados no Rossio serão desafiados a decorar o seu espaço de forma temática, sendo atribuída uma distinção à casinha “Mais bem decorada”, que garante automaticamente presença na edição seguinte.
O processo de inscrição é realizado mediante formulário próprio, disponível no site da Câmara Municipal de Viseu, que deve depois ser entregue na Associação Comercial do Distrito de Viseu (ACDV), presencialmente ou por email. A joia de inscrição tem o valor de 200 euros para os espaços do Rossio e 50 euros para a Rua Direita, acrescidos de IVA.
O formulário de participação exige ainda a descrição completa dos produtos a comercializar, imagens e proposta de decoração interior dos espaços. As normas de participação estão disponíveis online no site municipal.
O Mercado de Natal é promovido pela Câmara Municipal de Viseu em parceria com a Associação Comercial do Distrito de Viseu.