Rimas Sociais, um podcast que dá voz às causas sociais urgentes através…
Neste episódio de “A comer é que a gente se entende”, descobrimos…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
A Santa Casa da Misericórdia e a Universidade Católica de Viseu formalizaram esta quarta-feira, 16 de julho, uma “parceria estratégica” para a promoção da saúde oral, através da assinatura de um protocolo que pretende beneficiar utentes, irmãos e funcionários da instituição.
A cerimónia decorreu ao final da manhã, no salão nobre da sede da Santa Casa da Misericórdia, com a presença do provedor, Nuno Carrilho, e do coordenador do curso de Medicina Dentária da Universidade Católica, Nélio Veiga.
“É uma cerimónia muito simples, mas na minha opinião, é um momento marcante”, começa por afirmar o provedor da Santa Casa, que sublinha que este protocolo responde diretamente a uma das principais metas definidas pela atual mesa administrativa, “a sustentação, o desenvolvimento, a revitalização, o rejuvenescimento da irmandade”.
Nuno Carrilho explica que o protocolo foi pensado de forma abrangente, e logo, “abrange os irmãos, abrange os funcionários, que, na nossa opinião, são uma peça essencial para o desenvolvimento das nossas atividades”.
O provedor acrescenta que “depois dos irmãos e dos funcionários, é óbvio que tínhamos que incluir os nossos utentes, que são a razão de ser da nossa instituição”.
O acordo contempla os utentes de três valências seniores da Misericórdia – a Residência Rainha D. Leonor, o Lar Viscondessa de São Caetano e o Lar Residência Professor José Ceia – com a possibilidade de alargamento a outras áreas no futuro. “O protocolo será analisado anualmente, no sentido de estudar o seu alargamento”, esclarece o provedor.
Do lado da Universidade Católica, o coordenador do curso de Medicina Dentária, Nélio Veiga, salienta que este protocolo “acaba por ser uma confirmação da relação” entre as duas instituições, uma ligação que, segundo o docente, “já existe há algum tempo, muito nesta vertente comunitária”.
“Parte de estar com os utentes, com os cuidadores, toda esta vertente de literacia para a saúde oral, e não só, perceber também as necessidades da comunidade para conseguir dar a melhor resposta”, destaca Nélio Veiga.
Para o responsável, este acordo “vem reforçar exatamente esta vertente e acaba por confirmar, mais uma vez, a missão da Universidade Católica, que tem três pilares: o ensino, a investigação, e a responsabilidade social”.
O protocolo prevê a prestação de serviços de saúde oral, através da Clínica Dentária da Universidade Católica, a preços reduzidos, cuja tabela será divulgada em breve no site da Santa Casa.
Além disso, esta iniciativa abre portas à colaboração científica entre as duas instituições. “Que isto seja o primeiro protocolo de uma longa caminhada em conjunto”, afirma o provedor, apontando já para uma futura cláusula de apoio científico à clínica dentária.
As duas entidades destacam que esta parceria “reforça os valores partilhados de solidariedade, responsabilidade social e compromisso com a melhoria contínua dos serviços de saúde e assistência”, beneficiando não só os envolvidos diretamente, mas “toda a comunidade local”.