Neste episódio de “A comer é que a gente se entende”, exploramos…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
Feriado à vista e ainda sem planos? Temos a sugestão perfeita! Situado…
Alertar para a defesa do território, proteção das comunidades e salvaguarda da natureza são os objetivos da caminhada que se realiza este domingo (15 de outubro), em Pinheiro de Ázere, no concelho de Santa Comba Dão. A caminhada tem início às 9h00, na Praia Fluvial Senhora da Ribeira.
A iniciativa é do Partido Ecologista Os Verdes e visa ainda assinalar os incêndios de outubro de 2017.
Segundo o partido, “decorridos seis anos, não só as populações continuam tão ou mais vulneráveis aos incêndios como na maioria dos territórios afetados, apesar das inúmeras propostas de Os Verdes, muitas das quais aprovadas na Assembleia da República, nomeadamente no âmbito do Orçamento do Estado, não foram adotadas pelo Governo medidas para a (re)arborização dos espaços florestais com espécies mais resilientes aos incêndios e para a salvaguarda da biodiversidade e ecossistemas”.
Os Verdes denunciam ainda “a replantação de vastas áreas de monocultura do eucalipto, a expansão desta espécie através do seu crescimento espontâneo, assim como a proliferação de espécies exóticas invasoras como é o caso das acácias”.
A caminhada insere-se no âmbito do roteiro Ecologista que Os Verdes estão a levar a cabo pelo país, “orientado para o contacto próximo com as populações e abordagem aos principais desafios que o país e os portugueses enfrentam, em particular os ambientais”, referem em comunicado.