No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….
O “Avô João” assinalou hoje, 21 de outubro, os seus 109 anos, numa celebração simples mas cheia de alegria e boas recordações como salientaram alguns dois presentes que não deixaram de visitar João de Almeida ao longo do dia.
Cofundador do Grupo de Cantares Pedra Moura, o aniversário é assinalado às 19h00 com uma missa na Igreja Paroquial de Rio de Loba, Viseu, seguindo-se o corte de bolo.
Sorridente e bem disposto, como sempre, ao receber visitantes no lar onde se encontra, não deixou de partilhar pequenos gestos de carinho.
Há três anos o Jornal do Centro desejou-lhe os parabéns e depois de uma longa conversa, contava a história do Home que teve três filhos, sete netos e três bisnetos. Assistiu à Primeira e Segunda guerras mundiais. Presenciou o 25 de Abril. Passou por várias pandemias e até teve Covid-19. Dedicou 80 anos a tocar bandolim e outros tantos a ser alfaiate. Integrou ranchos folclóricos, fez festas e bailaricos. Ensinou a tocar violino e bandolim a familiares, amigos e conhecidos, mas nunca teve aulas de música. Correu as estradas de Viseu de bicicleta, meio de transporte que mais usava e ajudou a fundador o Grupo de Cantares Pedra Moura, de Rio de Loba, no concelho de Viseu.