A primeira viagem desta VII Temporada começa em Caldas das Taipas, uma…
Começamos esta nova temporada onde a água é quente, as histórias são…
Prepare-se para novas viagens cheias de encanto, memórias e segredos bem guardados….
Carlos Lopes comemora esta sexta-feira 75 anos. É dia de aniversário para o primeiro campeão olímpico português, que nasceu em Vildemoinhos, em 1947.
Para a história fica o primeiro ouro ganho por Portugal nuns Jogos Olímpicos. Estávamos em 1984 quando Carlos Lopes, já com 37 anos venceu a Maratona com um tempo que foi recorde até 2008. Demorou duas horas, nove minutos e 21 segundos para percorrer 42 quilómetros. O país parou nesse dia 12 de agosto de 1984.
Depois de ter sido reconhecido pela Federação Portuguesa de Atletismo como Atleta do Centenário,{#link;https://www.jornaldocentro.pt/noticias/desporto/carlos-lopes-e-atleta-do-seculo-quot-acreditei-sempre-nas-minhas-capacidades-quot-; ao Jornal do Centro, Carlos Lopes considerou merecida esta distinção.
;link#} “Vejo isto como um prazer imenso. No fundo é um reconhecimento dos muitos anos de uma atividade difícil, mas que eu levei sempre muito a sério. E é o reconhecimento do muito que eu dei ao atletismo português a nível nacional e mundial”, disse.
Além de ter vencido o primeiro Ouro, o atleta nascido em Vildemoinhos e que esta sexta-feira celebra 75 anos de vida foi o primeiro português a ganhar uma competição internacional. No caso, o título mundial de corta mato em 76. Nesse mesmo ano viria a ser prata nos Jogos de Montreal nos 10 mil metros.
Nessa conversa com o Jornal do Centro, Carlos Lopes confessou que esta distinção mais do que lembrar a medalha Olímpica de 84, acaba por ser um prémio de carreira. “Penso que a Maratona foi o culminar de uma longa história no atletismo. Toda a história que fiz ao longo do tempo em que fui atleta é que fez com que fosse eleito atleta do século. Não foi só a Maratona. Desde que comecei no Lusitano eu acreditei sempre nas minhas capacidades, no meu talento, no meu crer, na minha vontade de vencer”, recorda.
A glória olímpica portuguesa assegura que o segredo do sucesso foi confiar sempre nas capacidades que tinha. “Eu criei um estilo diferente daquilo que era habitual. Antes, íamos para as competições sem acreditar que éramos capazes. Eu fiz acreditar um povo e os jovens de que era possível fazer coisas que todos os outros países faziam”, sustenta.
Esta sexta-feira um dos maiores nomes do atletismo português celebra a vida. Carlos Alberto de Sousa Lopes faz 75 anos.