No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….
A Assembleia da República manifestou hoje o seu pesar pela morte dos ex-deputados Teresa Caeiro (CDS-PP) e José Junqueiro (PS), com um aplauso de pé de todo o hemiciclo.
Nas galerias, estiveram vários dirigentes do CDS-PP, incluindo o ex-presidente Paulo Portas, o ex-ministro Pedro Mota Soares e os ex-deputados Nuno Magalhães, Diogo Feio, Hélder Amaral, Ana Rita Bessa e João Gonçalves Pereira, entre outras figuras do partido, e familiares.
No primeiro plenário de votações após as férias, foram mais de uma dezena os pesares lidos e votados pelo parlamento. O Governo, representado pelos ministros dos Assuntos Parlamentares e da Defesa, Carlos Abreu Amorim e Nuno Melo (que é também presidente do CDS-PP), e pelo secretário de Estado da Defesa, Álvaro Castello-Branco, associou-se a todos os votos. Também o presidente do parlamento, José Pedro Aguiar-Branco, se associou a estes votos.
Teresa Caeiro, que nasceu em Lisboa a 14 de fevereiro de 1969 e morreu a 14 de agosto, é recordada no voto pelo seu percurso político no CDS-PP, partido pelo qual foi deputada, vice-presidente do parlamento, tendo também exercido os cargos de governadora civil de Lisboa e de secretária de Estado da Segurança Social e, noutro Governo, das Artes e dos Espetáculos.
Foi condecorada com a Grã-Cruz da Ordem do Mérito da República Federal da Alemanha, a 26 de maio de 2009. Atualmente, era jurista na Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.
“Lembramos a sua generosidade, proximidade e dedicação aos mais vulneráveis. Foi uma figura marcante da política portuguesa, distinguindo-se pela sua integridade, humanismo, inteligência e profundo sentido de serviço público”, refere o voto apresentado pelo CDS-PP.
Já José Junqueiro, que faleceu a 16 de julho, é recordado no voto proposto pelo PS como “uma figura de grande relevância na vida política e cívica” do país.
Natural de Viseu, José Junqueiro foi professor universitário e exerceu diversas funções políticas de relevo, entre as quais as de secretário de Estado da Administração Marítima e Portuária (2000-2002) e da Administração Local (2009-2011).
Militante do Partido Socialista, por várias vezes foi membro do seu Secretariado Nacional, liderou a Federação Distrital de Viseu do Partido Socialista, e foi vereador na Câmara Municipal de Viseu.
Foi consecutivamente eleito Deputado à Assembleia da República pelo PS entre 1995 e 2015, sempre pelo círculo eleitoral de Viseu, tendo exercido as funções de vice-presidente do Grupo Parlamentar do PS “no decurso da sua longa e prestigiada carreira parlamentar”.
Também estiveram presentes nas galerias familiares do antigo deputado socialista.
Em votos propostos pelo PSD, o parlamento recordou ainda o antigo deputado à Assembleia Constituinte e antigo governante madeirense José António Camacho e António Manuel Fernando Alves, dirigente dos órgãos concelhio e distrital do PSD de Setúbal.