No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….
A Paróquia de Cepões, no concelho de Viseu, celebrou a festa em honra da Virgem e Mártir Santa Eufémia, um encontro que todos os anos reúne milhares de devotos e peregrinos, que cumprem as suas promessas, combinando a tradição religiosa com a romaria popular.
As comemorações começaram de manhã, com a eucaristia na Igreja Matriz, celebrada pelo anterior pároco, padre José Caldeira. Seguiu-se a procissão até ao Monte de Santa Eufémia, um cortejo grandioso composto por mais de uma dezena de andores transportados por tratores e acompanhado por milhares de peregrinos, alguns vestidos de branco, em cumprimento das suas promessas.
No Monte de Santa Eufémia, o bispo presidiu à missa campal junto à Capela dedicada à Santa, coadjuvado por vários sacerdotes, incluindo o atual responsável da paróquia, Padre Nino.
Na homilia, D. António Luciano destacou a vida e percurso cristão de Santa Eufémia, que terá nascido na atual Turquia, que viveu numa época de intensas perseguições aos cristãos. Santa Eufémia morreu mártir durante as perseguições do imperador Diocleciano, no início do século IV (cerca de 303 d.C.), tornando-se símbolo de coragem, fé e testemunho cristão.
O Bispo recordou que Santa Eufémia é venerada em diversos lugares do mundo, com muitos peregrinos a pedir, em particular, “o dom da saúde, a prevenção de doenças malignas e a cura de todas as enfermidades cancerígenas”. Enalteceu ainda o seu exemplo de generosidade, caridade, amor, justiça, humildade, prudência e alegria espiritual, afirmando que é “um testemunho vivo de como a Palavra de Deus pode transformar a nossa vida e dar sentido ao martírio”.
A celebração contou com a participação musical do Grupo Coral da Paróquia de Cepões e da Banda Filarmónica de Ribafeita, abrilhantando a componente litúrgica.
Como já é habitual, após a Missa, realizou-se uma nova Procissão, com todos os peregrinos a agradecerem “um dia feliz e diferente na sua vida”.