WhatsApp Image 2025-09-12 at 175052
jose laires
IMG_1674
herdade santiago
quartos apartamentos imobiliário viseu foto jc
arrendar casa

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25

Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…

14.08.25

Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….

07.08.25
jose laires
fatima teles BE
programa ps joao azevedo
miss teen
praia da carriça
herdade santiago
Home » Notícias » Diário » Tecnologia desenvolvida no Politécnico de Viseu patenteada nos EUA

Tecnologia desenvolvida no Politécnico de Viseu patenteada nos EUA

Este registo junta-se às patentes que já tinham sido concedidas no Canadá, na África do Sul e em território nacional

 Tecnologia desenvolvida no Politécnico de Viseu patenteada nos EUA - Jornal do Centro
02.10.24
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Tecnologia desenvolvida no Politécnico de Viseu patenteada nos EUA - Jornal do Centro
02.10.24
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Tecnologia desenvolvida no Politécnico de Viseu patenteada nos EUA - Jornal do Centro

Uma tecnologia desenvolvida pelo Instituto Politécnico de Viseu (IPV) em colaboração com a empresa SURFORMA, do grupo Sonae, foi patenteada nos Estados Unidos da América.

Este registo junta-se às patentes que já tinham sido concedidas no Canadá, na África do Sul e em território nacional.

Esta tecnologia, “A composite panel for structural and decorative surfaces”, é “um laminado compacto reciclado inexistente no mercado global dos laminados, caracterizado por ser ecológico e sustentável, quer do ponto de vista ambiental e económico”, explicou o IPV em comunicado.

Os laminados compactos são materiais que são “utilizados em superfícies interiores e exteriores de alto desempenho nos setores da construção e mobiliário, tais como fachadas de edifícios, móveis, bancadas, divisórias, paredes, pavimentos e tetos, entre outras aplicações”.

Este novo produto, refere, “possui uma superfície idêntica a um laminado compacto comum, mas incorpora no seu interior um aglomerado de borracha obtida a partir da reciclagem de pneus, em vez das folhas de papel kraft impregnadas com resina”.

Com esta tecnologia, que pretende valorizar a economia circular, “permitiu obter um produto, que mantendo o desempenho físico e mecânico, é mais leve, mais barato, 95 % reciclável e, portanto, mais sustentável e ecológico”.

O projeto foi coordenado cientificamente pelos investigadores do IPV, Jorge Martins e Luisa Carvalho. Cláudia Costa e Ana Vinhas da Surforma e Fernão Magalhães, da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, são também titulares desta patente.

pub
 Tecnologia desenvolvida no Politécnico de Viseu patenteada nos EUA - Jornal do Centro

Outras notícias

pub
 Tecnologia desenvolvida no Politécnico de Viseu patenteada nos EUA - Jornal do Centro

Notícias relacionadas

Procurar