Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…
No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
O documentário Play it Again, Yuki vai ser exibido no Cine Fórum de Penedono no dia 28 de fevereiro, com sessões às 16h30 e às 21h00, numa iniciativa promovida pelo Município de Penedono.
O filme acompanha a vida de Yuki Rodrigues, cuja família tem raízes na freguesia da Beselga, em Penedono. Segundo o comunicado de imprensa, “Yuki Rodrigues, com raízes familiares diretas na freguesia da Beselga (Penedono), é ela própria uma história invulgar”.
O documentário aborda vários momentos da vida da artista, desde a infância no Japão, à adolescência em Portugal, “sozinha sem a família mais próxima”. “A integração numa cultura que lhe era simultaneamente próxima e muito distante. O meio da música clássica vivenciado no feminino. E, acima de tudo, o abandono de uma carreira em ascensão ditado por uma lesão inesperada e inexplicável”, acrescenta a informação divulgada.
O percurso de Yuki inclui um período de afastamento da música, seguido do regresso à composição e à gravação de um álbum. “Durante 18 anos, Yuki viveu o inconformismo, a revolta, a esperança e a luz, num trajecto estoico que a levou desde deixar a música por completo até voltar a compor e a gravar um álbum”, refere o comunicado.
O realizador João Ganho acompanhou a produção do álbum até ao seu lançamento em novembro de 2023, e descreve o documentário como uma narrativa visual centrada na música da artista: “A partir dos temas originais de Yuki, João Ganho constrói o filme Play it Again, Yuki com base em entrevistas e cenas da gravação e da pós-produção do álbum que transmite os dilemas, traumas e medos da personagem num processo de cura e de superação através da música”.
As sessões no Cine Fórum de Penedono incluem a presença de João Ganho e da produtora do filme, que vão permitir ao público conhecer os bastidores da produção.