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Politécnico de Viseu com 1.354 vagas para a 1.ª fase de acesso ao Ensino Superior

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 Politécnico de Viseu com 1.354 vagas para a 1.ª fase de acesso ao Ensino Superior - Jornal do Centro
04.04.23
fotografia: Jornal do Centro
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 Politécnico de Viseu com 1.354 vagas para a 1.ª fase de acesso ao Ensino Superior - Jornal do Centro
04.04.23
Fotografia: Jornal do Centro
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 Politécnico de Viseu com 1.354 vagas para a 1.ª fase de acesso ao Ensino Superior - Jornal do Centro

O Instituto Politécnico de Viseu tem para este ano 1354 vagas para a primeira fase do concurso nacional de acesso ao ensino superior e é o curso de enfermagem que tem o maior número (84) de vagas. De acordo com a lista apresentada pela Direção-Geral do Ensino Superior, este ano há mais quatro vagas do que as disponibilizadas no ano anterior.

No ano passado, foi o curso de Enfermagem Veterinária que teve a nota mais alta de entrada (146,8).
O IPV tem 32 cursos espalhados pela Escola Superior Agrária, Escola Superior de Tecnologia e Gestão, Escola Superior de Educação, Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Lamego e a Escola Superior de Saúde.

Este ano, a fixação das vagas é conhecida mais cedo assim como a colocação dos alunos, para que as aulas possam começar praticamente em simultâneo para todos os novos estudantes, evitando “a perda de cerca de três semanas de aulas para os estudantes colocados na 2.ª fase e cerca de seis semanas de aulas para estudantes colocados na 3.ª fase”, anunciou o Ministério da Ciência Tecnologia e Ensino Superior.

Todas as instituições de ensino superior público aderiram ao programa lançado pelo Governo que prevê a existência de um contingente prioritário para os alunos economicamente mais carenciados.

As instituições podem disponibilizar “2% de vagas para cada ciclo de estudos (ou 2 vagas) para candidatos beneficiários de ação social escolar” e que “apesar do caráter voluntário da adesão, todas as instituições de ensino superior públicas manifestaram a sua adesão ao contingente já este ano”.
Para o Governo, esta participação é demonstrativa do “relevante consenso existente no setor sobre esta matéria e a importância que é atribuída a este novo mecanismo de equidade social”.

Vários estudos nacionais e internacionais têm demonstrado que a condição socioeconómica é um dos principais fatores de sucesso ou insucesso académico, com as crianças mais carenciadas a terem muito menos condições para estudar em casa, assim como apoio familiar ou possibilidade de pagar explicações.
Os chumbos, o abandono escolar e as notas mais baixas nos exames nacionais são, por isso, mais habituais entre os alunos de famílias mais pobres.

No mesmo sentido, são quase inexistentes os alunos com apoio social escolar nos cursos onde a média de acesso é mais elevada, mas, com este novo programa, estes alunos terão um contingente próprio para poderem tentar entrar nesses cursos mais procurados.

No total, este ano vão abrir 54.036 vagas nos 1.108 cursos de ensino superior para os alunos que se queiram candidatar à 1.ª fase do concurso nacional de acesso ao ensino superior público, que arranca a 24 de julho ainda com as regras definidas no início da pandemia.

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