No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….
O ponto de recolha para bagas de sabugueiro que a Câmara de Tabuaço instalou a pedido de produtores já recolheu cerca de 70 toneladas provenientes de quase 50 produtores, divulgou hoje a autarquia.
“A safra deste ano iniciou-se a 25 de julho e termina a 30 de agosto. Durante este período, já foram entregues neste ponto de recolha cerca de 70 toneladas de baga, provenientes de aproximadamente 50 produtores”, realçou a Câmara, em comunicado.
Segundo o documento enviado à agência Lusa pela Câmara de Tabuaço, no norte do distrito de Viseu, essa baga é proveniente, “na sua maioria, das freguesias de Vale de Figueira e Granja do Tedo”, além de outras freguesias.
A Câmara de Tabuaço criou um ponto de recolha para a baga de sabugueiro, “a pedido de vários produtores”, que está sediada nas antigas instalações da empresa Douromel, propriedade da autarquia.
“Este ponto de recolha tem permitido alavancar os volumes de baga a processar, facilitando igualmente a entrega por parte dos produtores locais, evitando deslocações mais alargadas e minimizando os custos de transporte”, indicou.
A produção da baga “tende a aumentar, uma vez que estão previstos incentivos à plantação desta cultura, o que poderá transformar Tabuaço num dos grandes produtores deste fruto”.
“Já é considerado fruto vermelho de excelência. A fruta destina-se sobretudo à Áustria, onde é utilizada pela indústria farmacêutica e alimentar”, realçou a Câmara.
Com a criação deste ponto de recolha, o Município de Tabuaço assume um “reforço na sua aposta, na valorização da produção agrícola local e no apoio direto aos produtores do concelho, criando melhores condições para a dinamização de um setor de grande importância económica para o concelho e para a região”.