No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….
Um grupo de habitantes da aldeia de Rebordinho, no concelho de Vouzela, voltou a unir esforços para criar, pelo terceiro ano consecutivo, um presépio comunitário que já se tornou uma das tradições da localidade.
O presépio integra peças em movimento, miniaturas feitas à mão dos edifícios mais emblemáticos da aldeia e figuras que recriam costumes e modos de vida de antigamente, numa homenagem à memória e identidade do território.
O presépio pode ser visto na Antiga Escola Primária de Rebordinho, local por onde já passaram dezenas de moradores e visitantes. Esta edição traz várias melhorias, com mais imagens, novos cenários e detalhes que resultam de semanas de trabalho artesanal e colaborativo.
A iniciativa resultou do empenho da comunidade local dos Baldios de Rebordinho e Malhadouro, voluntários e diversas entidades que, ano após ano, contribuem para fazer deste presépio um símbolo vivo de união, criatividade e tradição.
O momento de apresentação do presépio foi marcado pelo convívio e espírito natalício, incluindo um lanche partilhado e a aguardada chegada do Pai Natal, que distribuiu pequenas lembranças às crianças.
