Presépio ganha vida com projeção digital que narra a história da Sagrada Família na Catedral de Viseu
A Catedral de Viseu inaugurou este ano um presépio que ganha vida através de uma projeção em filme, da autoria de José Neto, que contextualiza o nascimento de Jesus e retrata o percurso da Sagrada Família. A iniciativa, promovida pelo Departamento dos Bens Culturais da Diocese de Viseu, recorre à tecnologia digital para dar movimento e narrativa às figuras tradicionais.
Inspirada num presépio do século XVIII exposto no Museu Tesouro da Catedral — e atualmente colocado junto ao ecrã — a projeção recria cenas do quotidiano que simbolizam a humanidade no seio da qual nasce o Menino Jesus. Ao longo do filme, surgem ainda momentos como a adoração dos Reis Magos, episódios da vida de Maria, José e Jesus, o sacrifício dos inocentes e a fuga para o Egito.
Segundo Fátima Eusébio, coordenadora do Departamento dos Bens Culturais, “os visitantes podem assistir a uma narrativa do próprio presépio”, que combina tradição e tecnologia para aprofundar a experiência visual e espiritual.
O presépio animado e a projeção estão disponíveis para visita na Catedral até janeiro de 2026, devendo depois regressar ao Museu Tesouro da Catedral.