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Home » Notícias » Diário » Projeto em Mangualde estuda regresso das trutas à zona de Alcafache

Projeto em Mangualde estuda regresso das trutas à zona de Alcafache

Academia STEM Mangualde e Instituto Superior de Engenharia de Coimbra apresentaram na praia fluvial de Alcafache os resultados de uma iniciativa que tem estudado a reintrodução de trutas no rio Dão

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fotografia: Facebook Instituto Superior de Engenharia de Coimbra
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Fotografia: Facebook Instituto Superior de Engenharia de Coimbra
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 Projeto em Mangualde estuda regresso das trutas à zona de Alcafache

A Academia STEM Mangualde e o Instituto Superior de Engenharia de Coimbra (ISEC) apresentaram na praia fluvial de Alcafache os resultados de uma iniciativa que estuda a possibilidade de reintrodução de trutas no rio Dão.

Os resultados foram conhecidos na última sexta-feira (17 de janeiro). O estudo realizado pelas duas entidades tem como foco a abordagem daquilo que os investigadores consideram ser “uma problemática real e relevante no território de Alcafache” com a reintrodução da truta, que já teve como habitat o rio Dão.

O objetivo passou por “evidenciar através deste projeto prático a relevância do trabalho científico e técnico na resolução de desafios ambientais e sociais”, explica o Instituto Superior de Engenharia de Coimbra em comunicado.

A iniciativa, pioneira em Portugal no ensino interdisciplinar e na colaboração entre níveis de ensino distintos, também envolveu alunos do 8.º ano do Agrupamento de Escolas de Mangualde e estudantes do primeiro ano da licenciatura em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores do ISEC.

O projeto “realça a importância da interdisciplinaridade na educação e reforça a ligação entre o ensino básico, o ensino superior e as comunidades locais, contribuindo para o desenvolvimento de competências científicas, tecnológicas e sociais de alunos e professores”, acrescenta a instituição de ensino superior parceira da Academia STEM Mangualde.

A investigação foi liderada pelos professores Cristina Caridade (ISEC), Verónica Pereira (Instituto Politécnico de Viseu) e Catarina Machado, Paula Almeida, Fábio Ribeiro e João Fernandes (Academia STEM Mangualde).

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