viseu rockfest_miguel guerra photos
foto_newsmotorsport_GRD1
Ilvo_Diamanti_-_Festival_Economia_2012
casas habitação aluguer comprar
WhatsApp Image 2025-05-28 at 115107
aluguer aluga-se casas

Neste episódio de “A comer é que a gente se entende”, descobrimos…

08.07.25

A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…

07.07.25

Rimas sociais, um podcast que dá voz às causas sociais urgentes através…

02.07.25
autárquicas 25
psd
domingos nascimento tarouca autárquicas
CasadeSantar_4
pexels-weekendplayer-735869
Captura de ecrã 2025-06-26 171722
Home » Jornal do Centro » Projeto para integrar no SNS programa preventivo da depressão pós-parto começa em novembro

Projeto para integrar no SNS programa preventivo da depressão pós-parto começa em novembro

Unidade Local de Saúde Viseu Dão Lafões é um dos locais onde vai ser estudada a implementação do projeto

 Projeto para integrar no SNS programa preventivo da depressão pós-parto começa em novembro - Jornal do Centro
26.10.24
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Projeto para integrar no SNS programa preventivo da depressão pós-parto começa em novembro - Jornal do Centro
26.10.24
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Projeto para integrar no SNS programa preventivo da depressão pós-parto começa em novembro - Jornal do Centro

A implementação no Serviço Nacional de Saúde (SNS) de um programa para prevenir a depressão pós-parto vai ser estudada a partir de novembro, disse o coordenador nacional das políticas de saúde mental.

Em declarações por telefone à agência Lusa, Miguel Xavier adiantou que o projeto resulta de uma parceria entre a Coordenação Nacional das Políticas de Saúde Mental (CNPSM), a Fundação Calouste Gulbenkian (FCG) e a Universidade de Coimbra, assinalando que a prevenção é “uma questão estratégica” para o organismo que dirige.

A assinatura do acordo entre o Ministério da Saúde, a Universidade de Coimbra e a Fundação Calouste Gulbenkian, bem como dos protocolos de colaboração entre a CNPSM, a FCG e as Unidades Locais de Saúde (ULS) onde decorrerá o estudo, está marcada para a próxima segunda-feira (28 de outubro) na Universidade de Coimbra.

Na mesma altura serão apresentados os objetivos da CNPSM na área da Saúde Mental Perinatal, a plataforma Be a Mom e o projeto de colaboração.

O programa Be a Mom funciona ‘online’, tendo sido criado por uma equipa de psicólogos clínicos do Centro de Investigação em Neuropsicologia e Intervenção Cognitivo-Comportamental (CINEICC) da Faculdade de Psicologia, da Universidade de Coimbra.

“Este programa é um programa com eficácia e que já está testado”, disse Miguel Xavier, acrescentando que o “estudo de implementação”, que decorrerá nas ULS em Gaia, Viseu, Beja e Guimarães, vai analisar “quais são as formas melhores para o implementar e, acima de tudo, quais são os obstáculos”.

Prevê-se que o estudo esteja concluído dentro de 18 meses, seguindo-se a aplicação do programa nos cuidados de saúde primários.

“Não pode ser um programa a mais, tem de ser uma coisa de rotina e isto é o grande desafio”, disse ainda.

As puérperas serão sensibilizadas para a utilização da plataforma ‘online’ nos cuidados de saúde primários.

O Be a Mom permite analisar aspetos da experiência psicológica nos primeiros meses após o nascimento de um bebé e sugere estratégias para lidar com a situação, permitindo ainda uma avaliação do nível de depressão. Se se registar um valor muito elevado “há um mecanismo de alerta automático para os serviços (de saúde) para se contactar a pessoa” e “se começar a tratar a situação”.

“O nosso objetivo é depois implementar o Be a Mom em todo o território nacional”, referiu o coordenador nacional das políticas de saúde mental.

Segundo a Fundação Calouste Gulbenkian, o programa foi “testado num rigoroso ensaio clínico que contou com a participação de mais de 1500 mulheres em Portugal” e “demonstrou a capacidade de reduzir significativamente sintomas de depressão e ansiedade das mães no período pós-parto”.

Num comunicado, a fundação adianta que o projeto a ser lançado irá abranger “um total de 20 Unidades de Saúde Familiar e serviços de obstetrícia hospitalares” e preparar a “expansão (do programa) para outras unidades do SNS, nos próximos dois anos, assegurando, assim, um acesso alargado e equitativo a esta intervenção”.

pub
 Projeto para integrar no SNS programa preventivo da depressão pós-parto começa em novembro - Jornal do Centro

Outras notícias

pub
 Projeto para integrar no SNS programa preventivo da depressão pós-parto começa em novembro - Jornal do Centro

Notícias relacionadas

Procurar