No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….
Os projetos #ID Memória Futura e Comunidade Amiga da Demência foram distinguidos com o certificado “Sementes de Inovação – Viseu Dão Lafões”, durante o Fórum de Inovação Social Viseu Dão Lafões, reconhecendo o seu contributo para a melhoria da qualidade de vida de pessoas com demência e seus cuidadores.
O projeto #ID Memória Futura, desenvolvido em parceria com a Associação Cultural Intruso e vencedor do Prémio BPI Seniores, criou um espaço de encontro que integra pessoas, saberes, arte e metodologias terapêuticas, promovendo o bem-estar de participantes diagnosticados com Alzheimer ou outras demências, bem como dos seus cuidadores.
Já o projeto Comunidade Amiga da Demência afirma-se como uma iniciativa pioneira no país, com o objetivo de transformar o concelho de Viseu num território inclusivo e acolhedor para pessoas com demência. Esta ação pretende servir de referência nacional para a criação de comunidades amigas da demência, promovendo a inclusão, a capacitação e o reforço da coesão social.
Durante o evento, José Carreira, presidente das Obras Sociais de Viseu e orador na mesa-redonda dedicada ao tema “Inovação Social e Transformação dos Territórios do Interior”, destacou a importância de investir em soluções inovadoras no setor social.
“Tem sido fundamental, para dar resposta efetiva aos novos e velhos desafios sociais, apostar na inovação e no empreendedorismo social”, afirmou, defendendo ainda que “no ecossistema da inovação social português, falta dar um passo fundamental: elevar os projetos inovadores, com comprovado impacto social e potencial de replicabilidade, à categoria de política pública”.