Pavilhão Multiusos Viseu 1
Pope Leo XIV elected as new pontiff
rio criz tondela poluição
arrendar casa
janela casa edifício fundo ambiental
Estate agent with potential buyers in front of residential house

Em tempos passados, não era o branco que marcava os casamentos, era…

05.05.25

A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…

05.05.25

Neste Dia da Mãe, o Jornal do Centro entrou em ação com…

04.05.25
rio criz tondela poluição
Tondela_CM_Manuel_Veiga 2
clemente alves candidato cdu lamego
Chefs Inês Beja e Diogo Rocha na ativação Academia dos Segredos Gastronómicos de Viseu Dão Lafões web
cm-penedono-turismo-patrimonio-arqueologico-Dolmen-da-Capela-de-Nossa-Senhora-do-Monte--Penela-da-Beira-
tintol e traçadinho
Home » Notícias » Diário » PSD/Viseu aprova no próximo sábado a lista de deputados às eleições de maio

PSD/Viseu aprova no próximo sábado a lista de deputados às eleições de maio

Sociais-democratas vão apostar na mesma composição de há um ano, sem grandes mexidas nos nomes

 PSD/Viseu aprova no próximo sábado a lista de deputados às eleições de maio - Jornal do Centro
17.03.25
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 PSD/Viseu aprova no próximo sábado a lista de deputados às eleições de maio - Jornal do Centro
17.03.25
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 PSD/Viseu aprova no próximo sábado a lista de deputados às eleições de maio - Jornal do Centro

A lista de candidatos a deputados eleitos pelo círculo de Viseu vai ser aprovada este sábado (22 de março) em Assembleia da Comissão Política Distrital. De acordo com fontes sociais-democratas, não são esperadas surpresas relativamente à composição que foi apresentada há um ano. “A orientação é para manter a lista toda”, disse a mesma fonte. 

Há um ano, o grupo (em coligação com o CDS) era liderado por António Leitão Amaro que foi depois chamado para o governo assumir a pasta da Presidência. Seguia-se Pedro Alves, Inês Domingos (que passou a secretária de Estado dos Assuntos Europeus), Carlos Santiago, Rui Ladeira (que foi chamado para secretário de Estado das Florestas) Isabel Fernandes, Hélder Amaral (CDS) e João Paulo Fonseca. 

Com tão pouco tempo para preparar, o PSD avança com os mesmos protagonistas com que ganhou no ano passado. 

A lista é, depois, na Comissão Política Nacional e do Conselho Nacional marcadas para 26 de março.

De acordo com uma circular assinada pelo secretário-geral do PSD, Hugo Soares, no Conselho Nacional da próxima semana será também designado o candidato do PSD a primeiro-ministro e aprovada a “coligação de âmbito nacional” para concorrer às eleições legislativas antecipadas de 18 de maio.

O Presidente da República anunciou na quinta-feira que vai dissolver o parlamento e marcar eleições legislativas antecipadas para 18 de maio, na sequência da demissão do Governo PSD/CDS-PP liderado por Luís Montenegro imposta pela rejeição pelo parlamento da moção de confiança ao executivo a 11 de março.

A marcação de eleições legislativas antecipadas para 18 de maio fixa o prazo limite de entrega de listas de deputados em 07 de abril.

De acordo com a lei eleitoral para a Assembleia da República, a apresentação das listas de candidatos a deputados “cabe aos órgãos competentes dos partidos políticos” e faz-se “até ao 41.º dia anterior à data prevista para as eleições”, neste caso, 07 de abril, devendo a formalização de coligações pré-eleitorais junto do Tribunal Constitucional decorrer até um dia antes.

Segundo o calendário interno do PSD enviado esta segunda-feira às estruturas concelhias e distritais, entre quarta e sexta-feira deverão realizar-se as Comissões Políticas de Secção para dar parecer sobre os candidatos à Assembleia da República e no sábado as Assembleias Distritais Extraordinárias, com o mesmo fim.

Nos dias 24 e 25 de março, vão realizar-se as reuniões entre a Comissão Política Nacional com as distritais para no dia seguinte serem então aprovadas as listas de candidatos à Assembleia da República.

De acordo com os estatutos do PSD, compete à Comissão Política Nacional apresentar ao Conselho Nacional as propostas de apoio a uma candidatura a primeiro-ministro e de listas de candidatura à Assembleia da República.

Entre as competências do Conselho Nacional, órgão máximo do partido entre congressos, conta-se a aprovação das linhas gerais do programa eleitoral do partido e a sua eventual participação em coligações de âmbito nacional, bem como das propostas relativas à designação do candidato a primeiro-ministro e das listas de candidatura à Assembleia da República.

pub
 PSD/Viseu aprova no próximo sábado a lista de deputados às eleições de maio - Jornal do Centro

Outras notícias

pub
 PSD/Viseu aprova no próximo sábado a lista de deputados às eleições de maio - Jornal do Centro

Notícias relacionadas

Procurar