joao azevedo
Autárquicas Novo presidente da Câmara de Viseu rejeita acordos para gerir concelho e aposta em diálogo
Delegado à mesa de voto consulta a lista de eleitores para a Câmara Municipal do Porto, 12 de outubro de 2025. Decorrem este domingo as eleições autárquicas em Portugal onde mais de 9,3 milhões de eleitores podem votar. Os eleitores vão escolher os órgãos dirigentes das 308 Câmaras Municipais, 308 Assembleias Municipais e 3.221 Assembleias de Freguesia, pelo que há três boletins de voto. MANUEL FERNANDO ARAÚJO/LUSA
Casas Bairro Municipal Viseu 3
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024
herdade santiago

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25

Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…

14.08.25

Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….

07.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
roteiro-caramulo-850x514
RESISTÊNCIA
mercado 2 de maio 1
Home » Notícias » Diário » Quinze restaurantes de Mortágua participam no Fim de Semana da Lampantana

Quinze restaurantes de Mortágua participam no Fim de Semana da Lampantana

Evento destaca a iguaria típica de Mortágua entre 1 e 3 de novembro. Além do serviço no restaurante, também é possível pedir a lampantana por take-away

 Quinze restaurantes de Mortágua participam no Fim de Semana da Lampantana
25.10.24
Jornal do Centro
partilhar
 Quinze restaurantes de Mortágua participam no Fim de Semana da Lampantana
25.10.24
pub
 Quinze restaurantes de Mortágua participam no Fim de Semana da Lampantana

Quinze restaurantes do concelho de Mortágua aderem de 1 a 3 de novembro ao Fim de Semana da Lampantana, que vai na 15.ª edição. A iniciativa é organizada pela Câmara Municipal. Além do serviço no restaurante, também há a possibilidade de se fazer a encomenda para casa (take-away).

Segundo a autarquia, os restaurantes aderentes são A Lanchonete, A Mó, A Roda, Adega dos Sabores, Aldeia Sol, Cadete dos Leitões, Café Park, Casa Oliveira, Fazenda, Floresta, Lagoa Azul, Montebelo Aguieira, Origens, Orlando e Stop.

O evento destaca todos os anos aquela que é considerada uma das iguarias gastronómicas mais típicas de Mortágua, a lampantana, confecionada com carne de ovelha, assada numa caçoila de barro e servida com batata fardada e grelos. Além da iguaria, também vão ser oferecidos vinhos tintos do Dão produzidos em Mortágua.

Segundo a Câmara, desconhece-se com rigor a origem da lampantana, mas são várias as histórias antigas que procuram explicar como é que a iguaria surgiu. Conta-se que, quando as tropas de Napoleão passaram pela região durante as invasões francesas, a população e as milícias portuguesas envenenaram as águas dos poços para que não servissem aos invasores, aniquilando assim o exército francês.

Como era preciso cozinhar a carne e havia falta de água pura, teria sido utilizado o vinho. Da aliança entre estes dois ingredientes terá resultado a lampantana, cujo segredo da confeção e tempero é perpetuado de geração em geração.

Dos inúmeros rebanhos de gado que outrora pastavam pelas abundantes encostas de urze do concelho de Mortágua terá surgido o ingrediente fundamental para a qualidade da lampantana.

pub
 Quinze restaurantes de Mortágua participam no Fim de Semana da Lampantana

Outras notícias

pub
 Quinze restaurantes de Mortágua participam no Fim de Semana da Lampantana

Notícias relacionadas

Procurar