Miauuu! Chamaram por mim? Sou a Bella, a gatinha mais fofinha, saltitante…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
O Natal é um momento de união, onde o amor se torna…
por
Carolina Ramalho dos Santos
por
Amnistia Internacional
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
As regiões vinícolas do Távora-Varosa, Dão e Douro vão juntar-se para um evento inédito que irá decorrer em Sernancelhe nos próximos dias 18 e 19 de junho.
“Momentos com Vinho” é o nome do novo evento promovido pela autarquia local e que irá realizar-se no Expo Salão da vila. A agenda inclui provas e vendas de vinhos, que fazem parte de “um programa diversificado”.
Para este evento, revela a Câmara, o Expo Salão de Sernancelhe vai ter cerca de 2.000 metros quadrados de exposição, além de capacidade para receber mais de 10.000 visitantes.
Mais de 70 produtores de vinho já confirmaram a presença no certame, que promete “uma congregação dos vinhos de produtores da região do Távora-Varosa, do Dão e do Douro, todas vizinhas, mas cada uma com as suas distintas personalidades e especificidades”.
O evento contará ainda com diversos momentos de animação musical, jazz e literatura e terá ainda uma zona lounge, bem como quatro zonas de restauração dirigidas por chefs de cozinha conceituados na região.
O vereador da Cultura na Câmara, Armando Mateus, espera que, nesta iniciativa, “se unam o Dão, o Douro e o Távora-Varosa no desafio conjunto de criarem um vinho com as castas mais emblemáticas de cada região, e quem sabe, se este vinho não será a grande marca desta primeira edição do evento”.
“Queremo-nos assumir também como um concelho que produz uva e uva de muita qualidade. Somos os produtores da maior área da casta Malvasia Fina, que faz o tão famoso espumante Terras do Demo”, afirmou o vereador Armando Mateus, que assumiu que a criação da primeira edição do “Momentos com Vinho” é “precisamente para intensificar e dinamizar a produção de vinhos com marca própria”.
“Queríamos que os nossos produtores criassem novos projetos de marcas de vinhos. Atualmente, temos duas marcas, mas com tão boa matéria-prima e tanta quantidade de uva queremos incentivar a que haja novas marcas e novos produtos no concelho, nomeadamente na área dos vinhos brancos de mesa”, assumiu.
O vereador contou que estão no concelho “os dois maiores produtores do espumante Terras do Demo, marca com sede em Moimenta da Beira e para o qual Sernancelhe produz 68% da uva” deste espumante que “está cada vez mais em ascensão e com cada vez mais procura”.
“Gostaríamos com este evento e a exemplo de outros produtores, que se criassem marcas próprias, novas marcas e novos vinhos e não necessariamente na área dos espumantes, mas também em vinhos brancos, que são vinhos de altitude, mais frescos e aromatizados”, disse.
O setor do vinho, disse, “tem vindo a aumentar” e, atualmente, conta com 11 produtores certificados no concelho que vão estar representados no “Momentos com Vinho” pela Comissão Vitivinícola Regional Távora-Varosa.
“A nossa vinha é muito específica nas castas Malvasia Fina, no Verdelho e na Touriga Nacional, para dar resposta à necessidade que há de produzir uva para a Cooperativa Terras do Demo, para a produção de espumante”, reconheceu.
“Ao longo dos anos, e aproveitando a posição vantajosa da proximidade aos rios Távora e Varosa e das condições climatéricas da região, os concelhos de Sernancelhe, Moimenta da Beira, Tarouca e Lamego, assumiram-se como grandes produtores de vinhos brancos e de espumantes. Nasceram, assim, nesta região marcas muito relevantes que devem ser presenteadas ao grande público”, enaltece o município de Sernancelhe.