appacdm hospital
VFV
Campanha Cinto-me vivo PSP Viseu 6
aluguer aluga-se casas
Casas Bairro Municipal Viseu 3
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024

Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…

12.12.25

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25

Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…

14.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
expodemo 2
confraria
palavras e letrasjpg
Home » Notícias » Concelho » Sernancelhe » Reitor do Santuário da Lapa (Sernancelhe) é o novo bispo auxiliar do Porto

Reitor do Santuário da Lapa (Sernancelhe) é o novo bispo auxiliar do Porto

 Certificação de azeite do Douro pode avançar em 2025
26.05.23
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Certificação de azeite do Douro pode avançar em 2025
26.05.23
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Reitor do Santuário da Lapa (Sernancelhe) é o novo bispo auxiliar do Porto

O reitor do Santuário de Nossa Senhora da Lapa em Sernancelhe, D. Joaquim Dionísio, foi nomeado bispo auxiliar do Porto. O anúncio foi feito esta sexta-feira (26 de maio), após nomeação pelo Papa Francisco.

O sacerdote, de 54 anos, passa a ser um dos adjuntos do bispo D. Manuel Linda, ele próprio natural de Resende, na Diocese do Porto, juntamente com D. Roberto Mariz.

Natural de São Martinho de Cimbres (Armamar), D. Joaquim Dionísio, que foi ordenado padre em 1993, desempenhou várias funções no seio da Diocese de Lamego. Foi também cónego da Sé de Lamego e pároco nas localidades de Quintela, Granjal e Lamosa, no concelho de Sernancelhe.

Detentor de um mestrado em Teologia Dogmática pelo Institut Catholique de Paris, em França, o novo bispo auxiliar do Porto foi padre em várias paróquias, capelão de comunidades de língua portuguesa na Alemanha e na França, reitor do Seminário Maior de Lamego, diretor do semanário diocesano Voz de Lamego e da Comissão Diocesana das Vocações e Ministérios e presidente da Direção do Centro Diocesano de Promoção Social.

Em comunicado a Câmara de Sernancelhe felicitou D. Joaquim Dionísio pela nomeação, considerando que o município teve o privilégio de “ter podido contar, nos últimos anos, com a disponibilidade, trabalho, capacidade de diálogo e colaboração” do padre.

“Pároco em Quintela, Granjal e Lamosa, onde deixa uma marca única de proximidade e amizade às respeitas comunidades, foi enquanto Reitor do Santuário de Nossa Senhora da Lapa que D. Joaquim Dionísio foi decisivo na concretização de obras essenciais para o presente e futuro daquele Santuário de completa 525 anos de existência”, referiu a autarquia.

A Câmara de Armamar, terra natal do novo bispo auxiliar, também dirigiu palavras de congratulação a D. Joaquim Dionísio pela nomeação. O presidente da autarquia, João Paulo Fonseca, mandou “votos de sucesso” para a nova “missão”.

A ordenação de D. Joaquim Dionísio como bispo auxiliar será no dia 16 de julho na Sé de Lamego.

Sobre a nomeação deste e de D. Roberto Mariz (oriundo da Diocese de Braga) para bispos auxiliares, o bispo do Porto, D. Manuel Linda, falou de “dois novos ‘reforços’ que em muito contribuirão para o bem da nossa diocese, já que a sua formação e experiência pastoral é rica e variada”.

pub
 Certificação de azeite do Douro pode avançar em 2025

Outras notícias

pub
 Certificação de azeite do Douro pode avançar em 2025

Notícias relacionadas

Procurar