Prepare-se para novas viagens cheias de encanto, memórias e segredos bem guardados….
Rimas Sociais, um podcast que dá voz às causas sociais urgentes através…
Neste episódio de “A comer é que a gente se entende”, descobrimos…
A requalificação do Centro de Estudos Vitivinícolas (CEV) do Dão arranca em setembro, num investimento de cerca de um milhão de euros, anunciou hoje o presidente da Câmara de Nelas.
“A requalificação era há muito desejada, mas estamos em condições de informar que o concurso tem um concorrente e vamos aproveitar a Feira do Vinho do Dão para lançar a primeira pedra e consignar a obra”, anunciou Joaquim Amaral.
Segundo o presidente da Câmara de Nelas, a “notícia é fantástica, não só para o concelho, como para toda a região do Dão que envolve 16 municípios” dos distritos de Viseu, Guarda e Coimbra.
“Um centro que será, embora já seja, de um enorme contributo para a investigação do vinho e de toda a sua inovação e qualidade. Deverá estar concluído em junho de 2026”, concretizou Joaquim Amaral.
Em novembro de 2024, o ministro da Agricultura e Pescas, José Manuel Fernandes, tinha adiantado à agência Lusa no final de uma visita ao CEV do Dão que a requalificação do edifício, cuja degradação é notória, iria avançar com um investimento de um milhão de euros.
Na altura, o ministro alertou para a “urgência no arranque das obras, uma vez que, quanto mais tempo demorar, mais dificuldades haverá com preços e pessoas”.
A obra deverá ser financiada em um milhão pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e haverá “depois uma verba do Orçamento de Estado em 2026” sob a responsabilidade da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Centro.
Na altura, a presidente da CCDR Centro, Isabel Damasceno, adiantou à agência Lusa que o projeto foi reajustado e houve uma “reprogramação da própria candidatura, já que o valor inicial [cerca de 800 mil euros] era insuficiente”.
Hoje, Joaquim Amaral afirmou que a CCDR Centro “assegurou que há um candidato no concurso”, cuja consignação será assinada no primeiro dia da Feira do Vinho do Dão, em 4 de setembro.
Ainda na Feira do Vinho do Dão, cuja 34.ª edição decorre entre 4 e 7 de setembro, e que foi hoje apresentada pelo autarca, decorrerá a apresentação do Museu do Vinho e das Artes, em Santar, no Município de Nelas, distrito de Viseu.
“É um projeto que já tínhamos em mente há muito tempo, mas que vamos agora concretizar. Uma parte já está feita, porque trata-se de um edifício novo e que irá agora albergar um museu dotado com a tecnologia mais avançada e o recurso à inteligência artificial”, adiantou.
O edifício estava “direcionado para diversas atividades, para ser sede de associações e espaço para espetáculos, será agora uma área multifuncional do museu que deverá estar aberto ao público ainda este ano”.