Eduardo Miguel Teixeira Mendonça Gouveia
af viseu
Premio Boas Praticas 1
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024
aluguer aluga-se casas
Casas Bairro Municipal Viseu 3

Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…

12.12.25

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25

Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…

14.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
March-711-4
6
novo comboio turístico viseu
Home » Notícias » Concelho » Tabuaço » São Pedro do Sul e Tabuaço aumentaram tarifas de água

São Pedro do Sul e Tabuaço aumentaram tarifas de água

 “Queremos que Viseu deixe de ser uma Associação de Basquetebol menor”
06.10.22
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 “Queremos que Viseu deixe de ser uma Associação de Basquetebol menor”
06.10.22
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 São Pedro do Sul e Tabuaço aumentaram tarifas de água

As câmaras de São Pedro do Sul e Tabuaço pediram à Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR) para aumentar as tarifas da água. A notícia é avançada esta quinta-feira pelo jornal digital Eco.

A ERSAR revela que, face à situação de seca, os dois municípios do distrito de Viseu, bem como as autarquias de Mogadouro, Vila Nova de Foz Côa e Mêda, pediram para aumentar os preços atualmente em vigor.

A entidade reguladora acrescenta que, nos casos de São Pedro do Sul e Mêda, os novos tarifários já haviam sido aprovados e entrados em vigor.

Já os tarifários de Tabuaço e Vila Nova de Foz Côa foram atualizados no passado sábado (1 de outubro). A autarquia de Tabuaço também já avançou com tarifas de disponibilidade no serviço de abastecimento de água e propôs aumentos das tarifas variáveis. “Esta entidade introduziu também tarifas para o serviço de saneamento de águas residuais“, explica a ERSAR.

Além do abastecimento de água, Tabuaço e São Pedro do Sul também avançaram com novas tarifas para o saneamento de águas residuais.

A ERSAR confirma a revisão tarifária em cinco municípios, mas o ministro do Ambiente, Duarte Cordeiro, disse esta semana que sete concelhos já pediram o aumento temporário da tarifa para o terceiro escalão e que 19 municípios estão a ponderar a adoção desta medida.

Em finais de agosto, os ministérios do Ambiente e da Agricultura tinham anunciado medidas para mitigar os efeitos da seca em Portugal, que já foi mesmo considerada pelo Governo como “a mais grave deste século”.

Entre elas, constava a recomendação de um aumento da tarifa para os grandes utilizadores domésticos (consumidores com mais de 15 metros cúbicos de água, sendo que o consumo médio de uma família é de cerca de 10 metros cúbicos) durante o período de seca aos 43 municípios com menos água.

Dessa lista, apenas São Pedro do Sul, Tabuaço, Mogadouro, Vila Nova de Foz Côa e Mêda quiseram rever as tarifas. Segundo a ERSAR, estas autarquias fizeram mesmo “os únicos pedidos de revisão extraordinária de tarifários devidos à seca solicitados desde o início do ano por municípios que gerem os serviços urbanos de águas em modelo de gestão direta”.

O Governo recomendou também restrições no uso da água como a suspensão temporária de lavagem de ruas ou do uso de piscinas e um “regime sancionatório para penalizar usos indevidos de água”.

Perante a situação de seca, a ERSAR apela a uma revisão “extraordinária” das tarifas de água e saneamento por parte dos municípios.

pub
 “Queremos que Viseu deixe de ser uma Associação de Basquetebol menor”

Outras notícias

pub
 “Queremos que Viseu deixe de ser uma Associação de Basquetebol menor”

Notícias relacionadas

Procurar