joao azevedo
Autárquicas Novo presidente da Câmara de Viseu rejeita acordos para gerir concelho e aposta em diálogo
Delegado à mesa de voto consulta a lista de eleitores para a Câmara Municipal do Porto, 12 de outubro de 2025. Decorrem este domingo as eleições autárquicas em Portugal onde mais de 9,3 milhões de eleitores podem votar. Os eleitores vão escolher os órgãos dirigentes das 308 Câmaras Municipais, 308 Assembleias Municipais e 3.221 Assembleias de Freguesia, pelo que há três boletins de voto. MANUEL FERNANDO ARAÚJO/LUSA
Casas Bairro Municipal Viseu 3
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024
herdade santiago

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25

Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…

14.08.25

Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….

07.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
roteiro-caramulo-850x514
RESISTÊNCIA
mercado 2 de maio 1
Home » Notícias » Colunistas » Tabagismo

Tabagismo

 Tabagismo
05.06.23
partilhar
 Tabagismo

A 31 de Maio é comemorado o Dia Mundial Sem Tabaco que tem como objetivo alertar a população para os malefícios do tabaco e também sensibilizar para a necessidade de proteger as pessoas do tabagismo passivo.
Sabe-se, hoje, que um cigarro tem mais de 7000 substâncias químicas, mais de 100 substâncias tóxicas e que, destas, cerca de 70 são cancerígenas. No entanto, e apesar disso, cerca de 1 em cada 5 portugueses/as com mais de 15 anos fuma. Sabe-se também que 10% das mortes em Portugal são devidas ao tabaco, morrendo uma pessoa a cada 50 minutos. Em todo o mundo o tabaco é responsável por cerca de uma morte a cada 6 segundos.
Desde a década de 50 do século passado que a comunidade científica tem vindo a alertar sobre os efeitos deletérios da exposição ao tabaco.
O tabaco é responsável, por exemplo, por:
Inúmeras neoplasias:
Pessoas fumadoras têm um risco 25 vezes superior de cancro de pulmão;
O tabaco é responsável por 82% dos cancros da laringe, 90% dos cancros da cavidade oral e 50% dos cancros do rim e bexiga.
Doenças respiratórias:
O tabaco aumenta o risco de DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica) e aumenta o número de exacerbações da asma em doentes com asma.
Doenças Cardiovasculares:
O tabaco aumento o risco de doenças como a dislipidémia, aterosclerose, hipertensão arterial, aneurisma da aorta abdominal, doença coronária, AVC, demência e doença vascular periférica.

Não só quem fuma sofre estes malefícios.
É importante relembrar o conceito de tabagismo passivo, que compreende a exposição em segunda mão (ou seja, exposição ao fumo ambiental do tabaco), em terceira mão (que consiste na exposição a substâncias residuais do fumo do tabaco que permanece nas superfícies, como pele, cabelo, roupa, parede, pisos, móveis… e que podem persistir nestes materiais por dias, semanas e até meses) e a exposição no útero ao sangue contaminado com os produtos do tabaco.
Vários estudos sugerem que a exposição passiva ao fumo ambiental ao longo de 8 horas é comparável a fumar diretamente 1 a 3 cigarros. E a evidência científica mostra ainda que abrir uma janela ou acionar um ventilador enquanto um cigarro queima não elimina o risco do fumo em terceira mão, tal como fumar ao ar livre, uma vez que os resíduos ficam absorvidos na pele e roupas do/a fumador/a.
Em relação às novas formas de tabagismo como cigarro eletrónico ou tabaco aquecido, aguarda-se mais evidência científica. No entanto, é de ressalvar que estes produtos também libertam nicotina, sendo expectável um resultado sobreponível ao tabaco convencional.
Assim sendo, e sistematizando, a exposição ao fumo ambiental do tabaco não é segura e não existe um nível seguro de exposição!
Só por curiosidade: já alguma vez reparou que um maço de tabaco tem 20 cigarros?
Isto está relacionado com o facto de a ação da nicotina no cérebro ter uma duração de cerca de 40 minutos. Assim, se uma pessoa ficar acordada em média 16 horas, o maço tem o número de cigarros para preencher esse tempo.
Se fuma, pare de fumar o quanto antes! Pela sua saúde e pela saúde dos outros!
Se necessitar, procure ajuda médica!

Cláudia Rodrigues e Daniela Oliveira – Médicas, IFE Medicina Geral e Familiar na USF Grão Vasco, em colaboração com a UCC Viseense

 Tabagismo

Jornal do Centro

pub
 Tabagismo

Colunistas

Procurar