5
resende
IP3
janela casa edifício fundo ambiental
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024
aluguer aluga-se casas

No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…

16.02.26

Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…

12.12.25

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
roberto rodrigues escanção
CVRDao_2
March-711-4
Home » Notícias » Desporto » Taça de Portugal: É hoje! Académico de Viseu recebe FCPorto

Taça de Portugal: É hoje! Académico de Viseu recebe FCPorto

pub
 Vive-se bem em Viseu Dão Lafões, diz mais de 84 por cento da população
08.02.23
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Vive-se bem em Viseu Dão Lafões, diz mais de 84 por cento da população
08.02.23
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Taça de Portugal: É hoje! Académico de Viseu recebe FCPorto

É esta quarta-feira que Académico de Viseu e FCPorto jogam a passagem às meias finais da Taça de Portugal. O jogo tem início marcado para as 20:45h. As duas equipas já se defrontaram este ano para a Taça da Liga e o resultado sorriu aos dragões que garantiram, na vitória por 3-0, a passagem à final da prova.

Estão a passar agora três anos desde o último encontro entre Académico de Viseu e FCPorto na Taça de Portugal. Nessa altura, os clubes defrontaram-se nas meias-finais da prova. No Fontelo houve empate a um golo. Só na segunda parte surgiram os golos. Zé Luís fez o 1-0 para o FCPorto, aos 59 minutos. O empate surgiu aos 11 minutos. O golo do Académico foi marcado por João Mário.

Os dados para o jogo desta quarta-feira foram já lançados pelos dois treinadores. Do lado do Académico, Jorge Costa pediu arrojo aos jogadores academistas. O técnico analisava o desempenho no jogo desta época na Taça da Liga e aí, defendeu Jorge Costa, “tivemos respeito a mais pelo FC Porto”. “[Respeito] é bonito temos de o ter, mas temos de ser mais corajosos e atrevidos”, apelou.

No Olival, Sérgio Conceição foi claro. “No Fontelo não vão ver ópera, nota artística também não espero”, avançou o treinador do FCPorto. Se não há ópera, Conceição pede “agressividade, intensidade”. “Se não for assim”, garante o técnico, “teremos dificuldades em Viseu”.

No jogo desta noite, o Académico pode fazer duplamente história. Ganhando, o clube viseense avança pela segunda vez para as meias-finais. Se o fizer durante os 90 minutos, o Académico ganhará pela primeira vez ao FCPorto em todas as competições. No total, os dois clubes fizeram 14 jogos que terminaram com 12 vitórias para os dragões e registaram-se ainda dois empates. O primeiro empate aconteceu em 1988/89. Nesse jogo não houve golos. O empate mais recente foi o tal jogo de há três anos, no Fontelo.

Será o quarto jogo entre Académico e FCPorto no Fontelo para a Taça de Portugal. O primeiro jogou-se em 1976. Cubillas foi decisivo na vitória dos azuis e brancos ao marcar um golo. Além do peruano, António Oliveira também marcou. Os dragões ganharam 2-0.

Outro dado curioso: entre dragões e viriatos houve apenas um jogo decidido em prolongamento. O Académico de Zé de Angola empatou em 1993, a dois golos no final dos 90 minutos. O jogador cabo-verdiano apontou um golo a Vítor Baía em pleno Estádio das Antas e o Académico esteve a 12 minutos de surpreender o país futebolístico, mas o FCPorto chegou ao empate e o jogo seguiu para ‘horas extra’. Aí, o clube azul e branco foi mais forte e venceu por 5-2.

pub
 Vive-se bem em Viseu Dão Lafões, diz mais de 84 por cento da população

Outras notícias

pub
  • Clube Auchan. Registe-se e comece a poupar
  • Habifactus - Viseu cresce e nós crescemos consigo. A sua imobiliária de confiança há 23 anos.
  • Janelas 4Life. Qualidade, inovação e sustentabilidade
  • ReMax Dinâmica, a agencia numero 1 no Distrito de Viseu
 Vive-se bem em Viseu Dão Lafões, diz mais de 84 por cento da população

Notícias relacionadas

Procurar