No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….
A Estudantina Universitária de Viseu anunciou a realização, nos próximos dias 21 e 22 de outubro, da 14.ª edição do festival Tosta Mista. Quatro tunas mistas de todo o país vão a concurso naquele que é um dos eventos académicos mais participados em Viseu.
As tunas a concurso são a Tu Na D’Estes de Coimbra, a Rausstuna de Bragança, a Artuna do Porto e a Tuna Médica de Lisboa, que irão competir em dez categorias.
Oito dos prémios serão dados por um júri que irá avaliar as atuações. São eles Melhor Serenata, Melhor Porta-Estandarte, Melhor Pandeireta, Melhor Solista, Melhor Instrumental, Melhor Adaptação, Melhor Original e Melhor Tuna. As outras duas categorias em prova (Tuna + Tuna e Tuna + Ébria) são atribuídas pelos organizadores.
O primeiro dia será marcado pela noite de serenatas que terá lugar às 21h00 no Rossio, com a participação especial do Real Tunel Académico. Na noite do festival, marcada para a mesma hora no dia 22 na Aula Magna do Instituto Politécnico, a Infantuna vai ser o grupo convidado.
Além da vertente musical, o Tosta Mista volta a ter uma componente solidária. Este ano, a organização escolheu a APPDA Viseu para ser a instituição apoiada e apela à entrega de garrafões de água, bolachas, material escolar, produtos de limpeza, brinquedos e fraldas.
Quem quiser também pode fazer um donativo por MB Way, para o número 927 216 245, com a descrição “Donativo APPDA”.
O festival começou em 2008 e tem sido considerado “dos melhores festivais de tunas mistas do país”, segundo a Estudantina Universitária. O Tosta Mista é de entrada livre.