Festival Primavera Viseu apresentação
pelas mãos de quem sabe páscoa sátão
freguesia de viseu bandeira social
LOGO PODCAST_ENTRE PORTAS
WhatsApp Image 2025-01-16 at 181235
som das memorias logo

Os concelhos que integram a Águas do Planalto vão começar a poupar…

25.03.25

Há uma história por detrás do famoso Pastel de Feijão da Pastelaria…

24.03.25

A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…

24.03.25
Home » Notícias » Diário » Ucrânia: São Pedro do Sul já recebeu 35 refugiados

Ucrânia: São Pedro do Sul já recebeu 35 refugiados

pub
 Ucrânia: São Pedro do Sul já recebeu 35 refugiados - Jornal do Centro
23.03.22
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Ucrânia: São Pedro do Sul já recebeu 35 refugiados - Jornal do Centro
23.03.22
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Ucrânia: São Pedro do Sul já recebeu 35 refugiados - Jornal do Centro

São Pedro do Sul já recebeu 35 São Pedro do Sul disponível para receber refugiados da Ucrânia da Ucrânia que se encontram agora no concelho. A autarquia local já se encontra a preparar um novo espaço de alojamento para acolher mais pessoas.

Em declarações ao Jornal do Centro, o presidente da Câmara, Vítor Figueiredo, revela que os refugiados estão concentrados nas freguesias de São Pedro do Sul, Serrazes e Santa Cruz da Trapa. “Estão em situações diferentes. Temos algumas pessoas na Santa Casa da Misericórdia de Santo António, outras que estão a pagar o alojamento por sua conta e outras alojadas em casas de pessoas particulares”, explica.

Os refugiados da Ucrânia que chegaram ao concelho são provenientes de diversas localidades do país.

Entretanto, o antigo Colégio São Tomás de Aquino está agora a ser preparado para acolher mais pessoas vindas da Ucrânia. Vítor Figueiredo admite que a solução foi encontrada para tentar resposta à chegada de cada vez mais refugiados do país invadido pela Rússia.

“Estamos a começar a esgotar todas as possibilidades de alojamento que tínhamos, mas a verdade é que, não sabendo ainda o que poderá aparecer por aí, dado que vão chegando refugiados quase todos os dias, tivemos de pensar em novas alternativas. E essa alternativa poderá comportar mais pessoas”, reconhece o autarca.

Segundo o presidente da Câmara, o antigo colégio “não estava em muito más condições”, mas a autarquia avançou com os trabalhos de limpeza e ligação às redes de abastecimento.

“É uma questão de dias, falta muito mais a parte elétrica e iremos começar de seguida a mobilar o espaço para que, em caso de necessidade urgente, possamos acomodar todos aqueles que nos possam aparecer e que precisem da nossa ajuda”, acrescenta.

A autarquia fez também um apelo feito à população para a doação de mobílias de quarto, eletrodomésticos e utensílios de cozinha para acolher as famílias ucranianas no Colégio São Tomás de Aquino, que irá servir de espaço de alojamento temporário para os refugiados. Para isso, a autarquia apela ao contacto através do número 232 720 140.

“O Município continua a prestar todo o apoio, em articulação com diversas entidades, no sentido de proporcionar o melhor acolhimento a estas famílias na fase difícil que vivem”, garante a autarquia de São Pedro do Sul.

O município também tem aberto um posto de recolha, situado no Largo da Cerca, que “disponibiliza apoio aos refugiados na inscrição na plataforma do SEF”: sefforukraine.sef.pt.

O horário do funcionamento é das 14h00 às 19h30 às segundas, quartas e sextas-feiras e das 9h00 às 19h30 aos fins de semana.

pub
 Ucrânia: São Pedro do Sul já recebeu 35 refugiados - Jornal do Centro

Outras notícias

pub
 Ucrânia: São Pedro do Sul já recebeu 35 refugiados - Jornal do Centro

Notícias relacionadas

Procurar