hilario lusitano vildemoinhos web
livros cadernos escolares foto genérica
sol com folhas viseu foto genérico
quartos apartamentos imobiliário viseu foto jc
arrendar casa
janela casa edifício fundo ambiental

Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….

07.08.25

A primeira viagem desta VII Temporada começa em Caldas das Taipas, uma…

31.07.25

Começamos esta nova temporada onde a água é quente, as histórias são…

29.07.25
sede joão azevedo ps
michael batista psd penalva web
leandro macedo
os_caminhos_jacinto_rio_bestanca
quinta-da-pacheca-colheita-manual-azeite2
calcada-de-cinco-rodas
Home » Notícias » Diário » Ultrapassado limiar de concentração de ozono na região Centro

Ultrapassado limiar de concentração de ozono na região Centro

Nível foi excedido esta segunda-feira de acordo com registos de estação de Vouzela. Na estação de Fornelo do Monte, os valores de concentração no ar superaram o limiar dos 240 microgramas por metro cúbico

pub
 Ultrapassado limiar de concentração de ozono na região Centro - Jornal do Centro
12.08.25
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Ultrapassado limiar de concentração de ozono na região Centro - Jornal do Centro
12.08.25
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Ultrapassado limiar de concentração de ozono na região Centro - Jornal do Centro

O valor do limiar da concentração de ozono no interior da região Centro foi excedido no final da manhã desta segunda-feira (11 de agosto) no concelho de Vouzela, indicou a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC).

Em comunicado, a CCDRC informou que na estação de Fornelo do Monte, em Vouzela, foi detetada uma concentração média horária de 240 µg/m³ (microgramas de ozono por metro cúbico de ar), entre as 12h00 e as 13h00 de ontem.

O limiar da informação à população são os 180 µg.m3, enquanto o limiar de alerta da população está fixado nos 240 µg.m-3 e, na estação de Fornelo do Monte, foi registada uma concentração média horária de 190 µg/m³.

Assim, “os valores de concentração registados podem provocar danos na saúde humana, especialmente nos grupos mais sensíveis da população (crianças, idosos, asmáticos, alérgicos e indivíduos com outras doenças respiratórias ou cardíacas)”, alertou a CCDRC.

A entidade recomendou aos residentes dos 48 concelhos da região Centro abrangidos pela situação que “reduzam ao mínimo a atividade física intensa no exterior (sobretudo ao ar livre), evitem outros fatores de risco, tais como fumar ou utilizar/contatar com produtos irritantes contendo solventes na sua composição”, como “gasolina, tintas e vernizes); respeitem rigorosamente tratamentos médicos em curso e recorram a cuidados médicos em caso de agravamento de eventuais sintomas”.

“A exposição a este poluente afeta, essencialmente, as mucosas oculares e respiratórias podendo o seu efeito manifestar-se através de sintomas como tosse, dores de cabeça, dores no peito, falta de ar e irritações oculares”, avisou a CCDRC.

A Zona Centro Interior abrange os concelhos de Carregal do Sal, Castro Daire, Mangualde, Mortágua, Nelas, Oliveira de Frades, Penalva do Castelo, Santa Comba Dão, São Pedro do Sul, Sátão, Tondela, Vila Nova de Paiva, Viseu, Vouzela, Aguiar da Beira, Almeida, Celorico da Beira, Figueira de Castelo Rodrigo, Fornos de Algodres, Gouveia, Guarda, Manteigas, Meda, Pinhel, Sabugal, Seia e Trancoso.

Também integram a mesma zona os municípios de Alvaiázere, Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos, Pedrógão Grande, Arganil, Góis, Oliveira do Hospital, Pampilhosa da Serra, Tábua, Belmonte, Castelo Branco, Covilhã, Fundão, Idanha-a-Nova, Oleiros, Penamacor, Proença-a-Nova, Sertã, Vila de Rei, Vila Velha de Ródão e Mação.

pub
 Ultrapassado limiar de concentração de ozono na região Centro - Jornal do Centro

Outras notícias

pub
 Ultrapassado limiar de concentração de ozono na região Centro - Jornal do Centro

Notícias relacionadas

Procurar