No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…
Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…
No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Em partida da jornada oito da primeira divisão de futsal, o Viseu 2001, penúltimo classificado da tabela, recebeu o Sporting, atual campeão nacional e ocupante do terceiro posto da tabela.
À entrada para esta ronda, as equipas estavam separadas por 14 pontos, com vantagem para os visitantes que somavam 18, enquanto os viseenses apenas quatro pontos. O conjunto da casa chegava a esta ronda vindo de uma derrota a meio da semana, em casa do Candoso, e encontrava um Sporting que contava seis jogos consecutivos a vencer, divididos em compromissos para o campeonato nacional e para a liga dos campeões da modalidade.
Num Pavilhão Cidade de Viseu muito perto da lotação máxima, e com uma grande falange de adeptos afetos à equipa visitante, foi o Viseu 2001 que entrou praticamente a vencer. Logo no primeiro minuto, Mamadú Ture percorreu a quadra praticamente toda com a bola dominada, ganhando um ressalto à entrada da grande área do Sporting, e rematando com o pé esquerdo para o primeiro da partida. Entrou endiabrado o número sete dos viseenses, que no minuto seguinte, em mais uma jogada individual, ficou perto de aumentar a vantagem, ao enviar a bola ao poste esquerdo do guardião Guitta.
Com mais posse de bola e mais aproximações à baliza contrária, o Sporting iria responder ao minuto três, quando Zicky rematou com violência, levando o esférico a embater na barra da baliza beirã.
Ao minuto cinco, o Viseu 2001 aumentava a vantagem na partida. Após uma recuperação de bola em zona defensiva, Daniel Ramos conduziu mais uma saída rápida para o contra-ataque, cruzando ao segundo poste, onde apareceu o brasileiro Pelé a desviar para o 2-0.
Cinco minutos volvidos na primeira parte, o Sporting chegaria ao golo. Na transformação de um livre, muito contestado pela equipa da casa, Merlim assistiu Diego Cavinato, que com o pé esquerdo bateu o guarda redes Thiago Soares. Estava reduzida a desvantagem leonina para a margem mínima (2-1).
Mesmo a terminar o primeiro tempo, os leões chegariam ao empate no marcador, com o golo de Waltinho. Depois de uma tabela entre Pauleta e Tomás Paçó, a bola foi enviada ao segundo poste, onde o brasileiro do Sporting empurrou para o 2-2.
Já na segunda parte, a equipa lisboeta precisou apenas de minuto e meio para consomar a reviravolta no jogo. Lukinhas perdeu a bola em terreno defensivo, e Pauleta ofereceu o golo a Cardinal, que fez o seu primeiro golo no campeonato, e o 2-3 na partida.
Aos 25 e aos 26 minutos, o Sporting aumentaria a sua vantagem sobre o Viseu 2001. Primeiro Caio Ruiz, que ao segundo poste só teve de encostar, e depois Miguel Ângelo, que com um remato seco surpreendeu o guardião Thiago Soares, fizeram o marcador subir para os 2-5.
A cinco minutos do final, Mamadú Ture aproveitou para bisar na partida. Um dos melhores jogadores do Viseu 2001 nesta partida, recebeu um cruzamento à entrada da área, e depois de tirar um adversário do caminho, fuzilou as redes leoninas, marcando o 3-5, desfeito pouco depois. Isto porque, na resposta, o Sporting iria marcar o sexto tento da tarde, através de uma combinação entre Waltinho e Tomás Paçó, que também fez o segundo da conta pessoal, estabelecendo o resultado final em 3-6.
Com a segunda derrota consecutiva no campeonato, o Viseu 2001 mantém os quatro pontos com que entrou nesta jornada. Já o Sporting faz subir para sete os jogos consecutivos a vencer, somando agora 21 pontos na primeira divisão de futsal.