WhatsApp Image 2025-07-15 at 205734
vencedor concurso vinhos dão 2025
default
janela casa edifício fundo ambiental
casas habitação aluguer comprar
WhatsApp Image 2025-05-28 at 115107

Rimas Sociais, um podcast que dá voz às causas sociais urgentes através…

09.07.25

Neste episódio de “A comer é que a gente se entende”, descobrimos…

08.07.25

A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…

07.07.25
HÉLIO MARTA IL VISEU web
autarquicas 2025
autárquicas 25
vencedor concurso vinhos dão 2025
trilho varzielas ofrades caramulo
loja CBD
Home » Notícias » Diário » Viseu: aprovada nova ETAR para Silgueiros

Viseu: aprovada nova ETAR para Silgueiros

pub
 Viseu: aprovada nova ETAR para Silgueiros - Jornal do Centro
19.08.21
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Viseu: aprovada nova ETAR para Silgueiros - Jornal do Centro
19.08.21
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Viseu: aprovada nova ETAR para Silgueiros - Jornal do Centro

A Câmara de Viseu aprovou esta quinta-feira (19 de agosto), em reunião do executivo, a construção da nova estação de tratamento de águas residuais (ETAR) para Silgueiros e Oliveira de Barreiros.

A obra foi aprovada depois de o executivo ter ratificado a decisão do conselho de administração dos SMAS.

Após a reunião, a presidente da Câmara, Conceição Azevedo, explica que o projeto da nova ETAR terá como objetivo “garantir o tratamento adequado das águas residuais domésticas da freguesia de Silgueiros e das povoações de Oliveira de Barreiros e Póvoa de Muscos, na freguesia de S. João de Lourosa, de acordo com os requisitos e processos mais avançados”.

Com a construção da nova infraestrutura, vão ser desativadas quatro atuais ETAR, incluindo as de Passos de Silgueiros e Lages de Silgueiros, e duas fossas séticas coletivas. Conceição Azevedo afirma que o projeto pretende “melhorar as condições de vida e saúde pública de mais de 3.000 viseenses” e representa um “salto qualitativo” na preservação do ambiente.

Segundo a Câmara, a ETAR vai contar com um sistema de tratamento avançado que garante a “remoção de azoto total e fósforo total” e ainda uma redução de 20 por cento dos valores limite de emissão no efluente durante a época de estiagem, cumprindo as orientações da Agência Portuguesa do Ambiente.

Os planos da autarquia para a nova ETAR passam também pela interligação das redes existentes e pela realização de pequenas ampliações para servir alguns locais que ainda não têm redes de saneamento básico.

A presidente Conceição Azevedo promete que a obra vai permitir assegurar “a preservação do meio ambiente e a qualidade de vida dos viseenses, introduzindo também um fator de atratividade que pode fazer a diferença quando se trata de captar e fixar novos habitantes ou novos investimentos para a região”.

Ainda nesta zona, já foi concluída a instalação de grande parte das redes de coletores de águas residuais domésticas que servem Silgueiros, Oliveira de Barreiros e Póvoa de Muscoso.

pub
 Viseu: aprovada nova ETAR para Silgueiros - Jornal do Centro

Outras notícias

pub
 Viseu: aprovada nova ETAR para Silgueiros - Jornal do Centro

Notícias relacionadas

Procurar