Rimas sociais, um podcast que dá voz às causas sociais urgentes através…
De 23 a 27 de junho, a Paviléctrica, em Viseu, viveu a…
Cada imóvel é um novo desafio e cada contacto uma oportunidade para…
Trinta artistas vão atuar em Viseu de dia 10 a dia 12, divididos por cinco palcos colocados em locais estratégicos do centro histórico da cidade, no âmbito da primeira edição do festival Mosaico, que foi esta quarta-feira apresentada. De entre os artistas, tanto da região como nacionais, estão nomes como Agir, Soraia Tavares, Nenny, Mizzy Miles, Bastardos do Cardeal e Buba Espinho.
A Praça D. Duarte, o Mercado 2 de Maio, o adro da Sé, a igreja Nossa Senhora do Carmo e o Largo de Santa Cristina foram os locais escolhidos para o festival, que tem como mote “O caminho da felicidade” e pretende ser “um promotor ativo do turismo cultural”, afirmou a vereadora da Cultura, Leonor Barata, em conferência de imprensa.
“Mais do que um evento de música, o festival pretende ser uma plataforma de ativação cultural do nosso centro histórico”, frisou. Leonor Barata acrescentou que o executivo quer que “esta atividade artística seja catalisadora e promotora do desenvolvimento do centro histórico, sublinhando conceitos importantes que têm a ver com a coesão social, a sustentabilidade urbana e a revalorização do espaço público”.
Durante os três dias, serão apresentadas propostas transversais às várias gerações, com entrada gratuita. Sonoridades que vão desde a música urbana à eletrónica, passando pelo fado contemporâneo, serão apresentadas no primeiro dia do festival, com Miss Universo, Bateu Matou, Bianca Barros, Soraia Tavares, Ricardo Ribeiro, Jovem Dionísio, O Pouca Roupa, Davi Santiago, O Marta e os Expresso Transatlântico.
No dia seguinte, o destaque será o cruzamento entre a música pop, eletrónica de autor e a tradição reinventada, com Milhanas, Nenny, Tiago Nacarato, Moullinex GPU, Buba Espinho e Cantadeiras da Essência Alentejana, Agir, Marlow Digs, Outlaw Alliance, Erica Martyns e Tilhon.
O festival será encerrado no dia 12 com projetos consolidados da música portuguesa. Nos palcos poderão ouvir-se Matay, Rita Rocha, Noiserv, Irma, The Black Mamba, Mizzy Miles, Carne, Amaterazu, Bastardos do Cardeal e The Legendary Tiger Man.
Leonor Barata explicou que os horários dos concertos (entre as 19:45 e as 00:00) foram programados de maneira a permitir que as pessoas circulem pelo centro histórico e consigam assistir a vários deles. Cada um dos palcos do festival Mosaico “convida à descoberta de diferentes atmosferas sonoras e ativa circuitos pedonais entre ruas, largos e praças, promovendo um percurso urbano onde ecoa o tema do festival”.