No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….
A organização da Feira de S. Mateus – Viseu Marca – anunciou que horas depois da cedência da estrutura metálica durante o concerto foram identificadas quatro pessoas que ficaram magoadas decorrentes do incidente, mas que não necessitaram de tratamento hospitalar.
Numa conferência de imprensa realizada esta tarde no local onde a estrutura metálica cedeu, a organização garantiu a segurança do espaço e que o evento Mateus Fest “é para manter”. Pedro Alves, presidente da Viseu Marca, destacou a eficácia na operacionalização do plano de segurança, mantendo a confiança na empresa que montou a estrutura.
“A percepção inicial é de que havia ali um problema maior do que a consequências que teve, mas a nossa preocupação foi agir de imediato. Houve muita solidariedade na ação e eficiência na operacionalização do plano de segurança com todos os agentes envolvidos”, realçou o responsável.
Pedro Alves admitiu que o incidente “não trouxe conforto aos espetadores”, mas elogiou também a forma ordeira como o público se comportou. “Não houve nem pânico nem caos. É um evento para manter, um dia de festival dentro da Feira de S. Mateus e para os jovens”, assegurou. Salientou ainda que “independentemente do episódio, o público não saiu. Pelo contrário, o pico aconteceu depois”.
Já sobre os feridos, o comandante dos Bombeiros Sapadores, Rui Nogueira, explicou que já quando os concertos retomaram as equipas foram alertas para queixas de quatro pessoas.
“Uma com escoriação no pé, dois com dores no joelho e outro com dores num membro inferior. Foram tratados com gelo nos nossos postos de socorro”, esclareceu.
Também presente esteve o responsável pela empresa que montou a estrutura. O responsável falou que ficaram três peças danificadas que foram já substituídas e tudo remontado de novo.
“Durante a madrugada foi feita peritagem no local e foram retiradas as peças para uma peritagem mais profunda”, informou, garantindo que ainda é prematuro ter uma explicação para este incidente, mas lembrando “que todos os equipamentos são certificados”. “
“Podem continuar a vir a feira que não há nenhum risco”, concluiu Pedro Alves.
De acordo com a organização, a estrutura cedeu no início do concerto de Lon3r Johny e Prof Jam, tendo o festival sido interrompido durante cerca de uma hora. Depois de criadas as condições de segurança, o evento continuou com a atuação do cabeça de cartaz, o brasileiro Matuê.
O Mateus Fest é um festival dedicado aos mais jovens e integra a programação da Feira de S.Mateus que termina a 21 de setembro. Esta noite a atuação é de Gipsy Kings.