No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…
Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…
No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Mais de 100 vinhos e 20 queijos da “melhor indústria queijeira e produção vínica” da região Centro estarão no Mercado 2 de Maio, em Viseu, no último fim de semana de maio, anunciou hoje a organização.
O evento Prove Vinho & Queijo realiza-se no Mercado 2 de Maio (M2M), no centro de Viseu, de dia 29 a dia 31, e inclui provas comentadas com “cerca de 40 produtores representativos da excelência regional”, anunciou Christelle Domingos, da Prove Queijos.
Em três dias, decorrem degustações de mais de 20 queijos DOP (denominação de origem protegida) da Serra da Estrela, Beira Baixa e Rabaçal, e ainda, entre outros, azeite, mel, enchidos, chocolates e ostras.
Há também provas com mais de 100 vinhos das regiões do Dão, Bairrada e Beira Interior, o que, para o presidente da Comissão Vitivinícola Regional (CVR) do Dão, Manuel Pinheiro, “são únicos no mundo, nem melhores, nem piores do que os outros, são únicos”.
“O Prove é, seguramente, aquilo que é mais genuíno no centro de Portugal. A identidade, a excelência dos nossos produtos. E hoje o turismo vive muito daquilo que é a nossa autenticidade”, defendeu o presidente do Turismo Centro, Rui Ventura.
Na apresentação do evento, Rui Ventura realçou que as duas fileiras em destaque, vinhos e queijo, “promovem a produção de qualidade”, que faz da região Centro “autêntica nesses produtos que atraem” as pessoas.
“A melhor promoção que temos no Centro de Portugal é conseguirmos promover os produtos autênticos que temos, mas também o património, seja natural ou edificado”, acrescentou Rui Ventura.
O presidente da CIM Viseu Dão Lafões e também da Câmara de Viseu, João Azevedo, anfitrião do evento, afirmou que a cidade a que preside “serve de farol e é importante para a região haver regiões que sirvam de farol” para atrair turistas.
“De uma forma muito resumida, o mapa é este: eventos, investimento público, investimento privado, pessoas, criação de riqueza e só assim é que daqui a uns anos esta região vai ter muito mais turismo, mais economia, vai pagar melhor e ter melhor economia”, defendeu João Azevedo.
O Prove Vinho & Queijos 2026 realiza a segunda edição em Viseu, depois de se ter iniciado em Coimbra, e resulta de um trabalho conjunto de entidades da região Centro num “esforço conjunto de valorização dos recursos endógenos e afirmação do território em rede”.
Entre as entidades estão as CIM Viseu Dão Lafões, da Região de Coimbra, da Beira Baixa, da Região Beiras e Serra da Estrela, da Região de Leiria e da Região de Aveiro, e contam com financiamento dos programas PROVERE (Programas de Valorização Económica dos Recursos Endógenos) do Queijo e do Vinho.