5
resende
IP3
janela casa edifício fundo ambiental
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024
aluguer aluga-se casas

No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…

16.02.26

Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…

12.12.25

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
roberto rodrigues escanção
CVRDao_2
March-711-4
Home » Notícias » Diário » Sete casas em São Cipriano e Vil de Souto (Viseu) reabilitadas e com renda acessível

Sete casas em São Cipriano e Vil de Souto (Viseu) reabilitadas e com renda acessível

Investimento de 1,8 milhões de euros anunciado pela Câmara abrange a compra e reabilitação de sete edifícios na freguesia. Objetivo é criar 12 novos fogos residenciais para arrendamento apoiado

 Vive-se bem em Viseu Dão Lafões, diz mais de 84 por cento da população
09.06.25
fotografia: Câmara de Viseu/José Alfredo
partilhar
 Vive-se bem em Viseu Dão Lafões, diz mais de 84 por cento da população
09.06.25
Fotografia: Câmara de Viseu/José Alfredo
pub
 Sete casas em São Cipriano e Vil de Souto (Viseu) reabilitadas e com renda acessível

A Câmara de Viseu anunciou um investimento de cerca de 1,8 milhões de euros na compra e reabilitação de sete edifícios que vão ser transformados em habitações de renda acessível na freguesia de São Cipriano e Vil de Souto. O objetivo é criar 12 novos fogos residenciais para arrendamento apoiado, adianta a autarquia.

Os imóveis a reabilitar situam-se nas localidades de Passos, Ferrocinto, Outeiro de Baixo e Sampaio. O investimento integra a Estratégia Local de Habitação, no âmbito do programa 1.º Direito, e conta com o apoio financeiro do Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU).

Uma das obras já foi entregue ao empreiteiro na passada sexta-feira (6 de junho), sendo que o edifício em causa – atualmente em estado de degradação – vai ser alvo de diversas intervenções custeadas em cerca de 274 mil euros. O objetivo é fazer com que o edificado dê lugar a uma habitação T3. O prazo de execução previsto é de 315 dias (cerca de um ano).

Citado numa nota da autarquia, o presidente Fernando Ruas afirma que o investimento em São Cipriano e Vil de Souto “é um dos exemplos” da estratégia de “garantir habitação digna em todo o concelho”. “Estamos a reabilitar o património, a revitalizar as freguesias e a criar condições para fixar pessoas e famílias, com justiça social e equilíbrio territorial”, acrescenta.

Ainda na freguesia de São Cipriano e Vil de Souto, a Câmara de Viseu vai promover a reabilitação de quatro habitações de beneficiários diretos do 1.º Direito num investimento adicional de cerca de 295 mil euros, também com o financiamento do IHRU.

Segundo o município, já foram submetidas 42 candidaturas de beneficiários diretos do 1.º Direito de todo o concelho, correspondendo a um investimento previsto de 3,2 milhões de euros.

A Câmara de Viseu tem anunciado nas últimas semanas várias obras de reabilitação de casas por todo o concelho, com o intuito de promover a habitação acessível. Entre as freguesias onde vão haver casas reabilitadas, estão as de Santos Evos, Bodiosa, Calde, Orgens, Cota e Coutos de Viseu.

Ao todo, a Câmara prevê a construção de 180 fogos habitacionais destinados a arrendamento apoiado num investimento de cerca de 28 milhões de euros.

pub
 Vive-se bem em Viseu Dão Lafões, diz mais de 84 por cento da população

Outras notícias

pub
  • Clube Auchan. Registe-se e comece a poupar
  • Habifactus - Viseu cresce e nós crescemos consigo. A sua imobiliária de confiança há 23 anos.
  • Janelas 4Life. Qualidade, inovação e sustentabilidade
  • ReMax Dinâmica, a agencia numero 1 no Distrito de Viseu
 Vive-se bem em Viseu Dão Lafões, diz mais de 84 por cento da população

Notícias relacionadas

Procurar